Diário de São Paulo
Siga-nos
Envio de reforço

Polícia militar de São Paulo envia 150 policiais de reforço ao Rio Grande do Sul

Nova tropa parte nesta segunda-feira (27) para auxiliar na ordem pública e apoio logístico

Contingente total chega a 400 efetivos no local - Imagem: Reprodução / Paulo Pinto / Agência Brasil
Contingente total chega a 400 efetivos no local - Imagem: Reprodução / Paulo Pinto / Agência Brasil

Sabrina Oliveira Publicado em 27/05/2024, às 11h39


A Polícia Militar do Estado de São Paulo enviou, na manhã desta segunda-feira (27), mais 150 policiais para reforçar o batalhão humanitário que já está atuando no Rio Grande do Sul, que enfrenta severas enchentes há cerca de um mês. Este novo contingente conta com cerca de 50 viaturas, somando-se aos esforços de manutenção da ordem pública e apoio logístico.

A cerimônia de revista à tropa foi realizada por volta das 7h30, em frente ao Quartel do Comando Geral, localizado no centro de São Paulo. Logo após, os policiais partiram em direção ao Rio Grande do Sul. Com este reforço, o número total de policiais militares, civis e bombeiros paulistas atuando na região gaúcha ultrapassará 400.

Desde o início da operação de ajuda, em 1º de maio, as forças de segurança de São Paulo já resgataram mais de 1.300 pessoas e 310 animais, demonstrando compromisso contínuo com a assistência às vítimas das enchentes.

Entre os diversos socorros realizados no Rio Grande do Sul, destaca-se o resgate do cavalo Caramelo, conduzido pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo em Canoas, no dia 9 de maio. O cavalo foi encontrado ilhado no telhado de uma casa devido às enchentes. A operação de resgate foi reconhecida pela organização não governamental Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA), que homenageou os bombeiros paulistas.

A gente fica muito feliz e honrado. Esse prêmio reflete todo o trabalho do Corpo de Bombeiros de São Paulo, não só no resgate do Caramelo, mas de tantos outros animais que são resgatados em situação difícil, no Rio Grande do Sul e em todo o estado de São Paulo”, afirmou o capitão do Corpo de Bombeiros, Tiago Franco.

Doação de livros didáticos

Estudantes das escolas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul começaram a receber livros didáticos enviados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) desde a última sexta-feira (24). No total, mais de 300 mil livros serão entregues em Porto Alegre, contribuindo para a continuidade do aprendizado dos alunos afetados pela tragédia climática.

Os livros, que fazem parte do Currículo Paulista, são destinados aos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e compõem a reserva técnica da Seduc-SP para o ano letivo de 2023.

Campanha de doações

O governo de São Paulo continua sua campanha de arrecadação de itens de primeira necessidade para os afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, coordenada pelo Fundo Social de São Paulo. Até o momento, mais de 1.200 toneladas de doações já foram enviadas às vítimas.

Atualmente, a campanha foca na coleta de materiais de higiene, limpeza e alimentos não perecíveis. Os donativos podem ser entregues no depósito do Fundo Social, localizado no bairro do Jaguaré, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além disso, há diversos pontos de apoio espalhados pela capital e municípios paulistas, como Poupatempo e estações de Metrô e da CPTM.

Compartilhe  

últimas notícias