Diário de São Paulo
Siga-nos
TRÁFICO

Polícia desmonta rede de financiamento de bailes funk com dinheiro do tráfico

"Operação Impacto Norte" desmantela organização criminosa que financiava bailes funk com dinheiro do tráfico de drogas na Zona Norte de São Paulo

Polícia desmonta rede de financiamento de bailes funk com dinheiro do tráfico - Imagem: Reprodução / Marcelo Camargo / Agência Brasil
Polícia desmonta rede de financiamento de bailes funk com dinheiro do tráfico - Imagem: Reprodução / Marcelo Camargo / Agência Brasil

Sabrina Oliveira Publicado em 20/06/2024, às 09h32


Em uma grande ação na manhã desta quinta-feira (20), a polícia de São Paulo iniciou a "Operação Impacto Norte" para desmantelar uma organização criminosa que supostamente utiliza dinheiro do tráfico de drogas para financiar bailes funk na Zona Norte da cidade. A operação envolve a participação de mais de 320 policiais civis e militares, que estão cumprindo 52 mandados judiciais de busca e apreensão em imóveis da região.

A investigação, conduzida pelo 72º Distrito Policial (DP) de Vila Penteado, identificou que os criminosos estavam investindo os lucros obtidos com a venda de drogas na realização de festas, conhecidas como pancadões, nas comunidades da Zona Norte. Estes eventos serviam não apenas como entretenimento, mas também como pontos estratégicos para a distribuição de drogas entre os jovens.

Durante a operação, diversos locais, incluindo adegas de bebidas e bares, foram alvos das buscas. A polícia busca coletar provas que confirmem a ligação entre o tráfico de drogas e o financiamento dos bailes funk. Todo o material apreendido será levado para análise nas delegacias da área.

De acordo com os investigadores, a organização criminosa utilizava os eventos musicais como uma fachada para lavar o dinheiro proveniente do tráfico. Além disso, há indícios de que esses bailes facilitavam a venda irregular de bebidas alcoólicas para menores de idade e serviam de cenário para outras atividades criminosas, como roubos e furtos de veículos.

A investigação que levou à "Operação Impacto Norte" foi iniciada há vários meses, com base em denúncias anônimas e monitoramento de atividades suspeitas nas redes sociais e em campo.

Compartilhe  

últimas notícias