Estima-se que apenas 35% das cidades estão preparadas

por Marina Milani
Publicado em 10/05/2024, às 08h33
Um levantamento conduzido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela uma realidade preocupante: a maioria das prefeituras paulistas não está preparada para enfrentar eventos climáticos extremos. De acordo com os dados, 55% dos municípios do estado não se consideram aptos para lidar com esses desafios, enquanto apenas 35% avaliam estar devidamente preparados. Além disso, 8% desconhecem previsões que possam impactar suas cidades.
A pesquisa, realizada em parceria com o g1, enfatiza a necessidade urgente de adaptação e resiliência por parte das administrações municipais diante das mudanças climáticas. O coordenador-geral de pesquisa e desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, destaca a importância de medidas que vão além da simples adaptação.
“Precisamos pensar em transformação. Isso implica em tornar as cidades mais verdes, com maior preservação de ecossistemas, parques e áreas naturais. Além disso, é essencial repensar a infraestrutura urbana, tornando-a mais ecológica e resiliente”, afirma Marengo.
O estudo ressalta também a relevância de sistemas de alerta precoce para eventos climáticos extremos. Na sala de situação do Cemaden, são monitorados continuamente dados de pluviômetros, radares meteorológicos e imagens de satélite, com o intuito de fornecer informações precisas e antecipadas sobre possíveis riscos de desastres naturais.
Eventos climáticos recentes, como ventos intensos e chuvas torrenciais, têm assolado a região metropolitana de São Paulo, causando prejuízos materiais e perdas humanas. Marengo alerta que tais eventos tendem a se intensificar no futuro, destacando a importância de medidas proativas por parte das autoridades municipais.
“É fundamental que as cidades se preparem para enfrentar os desafios do século 21. Isso envolve não apenas adaptação, mas também a implementação de políticas de transformação urbana, visando tornar as nossas comunidades mais seguras e sustentáveis”, conclui Marengo.
Leia também

Aneel aprova reajuste de 10,18% na tarifa da Enel São Paulo

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Empresários irão à Justiça pelo Boulevard São João e os teleféricos de Ricardo Nunes

PF deflagra megaoperação contra lavagem de dinheiro ligada ao PCC e mira sancionados pelos EUA

Governo Lula apresenta plano aos EUA para tentar barrar tarifa de 25% sobre produtos brasileiros

Dolly ainda não faliu: entenda o pedido de falência de R$ 15,7 bilhões

Cetesb aponta 17 praias impróprias para banho no litoral de São Paulo neste fim de semana

Grupo Dolly se manifesta após pedido de falência

Confusão interrompe evento de Fernando Haddad na Unicamp após protesto de integrantes do MBL