Diário de São Paulo
Siga-nos

Pegue o guarda-chuva! São Paulo deve ter fim de semana com fortes temporais

Defesa Civil do Estado adverte para possíveis chuvas intensas e orienta atenção redobrada, especialmente em áreas vulneráveis

Pegue o guarda-chuva! São Paulo deve ter fim de semana com fortes temporais. - Imagem: Reprodução | ClimaTempo / Vinícius Lucyrio
Pegue o guarda-chuva! São Paulo deve ter fim de semana com fortes temporais. - Imagem: Reprodução | ClimaTempo / Vinícius Lucyrio

Marina Milani Publicado em 19/01/2024, às 08h26


A Defesa Civil do Estado lançou um alerta nesta quinta-feira (18) indicando a possibilidade de fortes temporais na Região Metropolitana de São Paulo durante o fim de semana, entre sexta-feira (19) e domingo (21). O órgão prevê um acumulado de 150 milímetros de chuva na região durante esse período.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, janeiro já acumulou cerca de 56,5% da média esperada para o mês. O volume mais significativo de chuva é esperado para o sábado (20). A Defesa Civil recomenda especial atenção em áreas urbanas mais suscetíveis a eventos climáticos adversos.

Devido ao solo já encharcado, existe risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes, além de ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte. O governo do estado assegura monitoramento constante e pronta resposta a emergências climáticas, mantendo contato com concessionárias de serviços públicos.

O CGE alerta para a formação de pontos de alagamentos e transbordamentos de rios na cidade a partir da sexta-feira. A previsão indica instabilidade do tempo nos próximos dias, com chuvas fortes, rajadas de vento e possíveis quedas de granizo. Essas condições meteorológicas estão associadas a áreas de baixa pressão atmosférica e à passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo.

Previsão do Tempo:

  • Sexta (19): Mín. 23°C/Máx. 31°C
  • Sábado (20): Mín. 22°C/Máx. 26°C
  • Domingo (21): Mín. 19°C/Máx. 25°C

A população é orientada a acompanhar os comunicados oficiais da Defesa Civil e do CGE, tomando precauções necessárias diante das condições climáticas adversas.

Compartilhe  

últimas notícias