Ação conjunta entre Defesa Civil e Governo do Estado começa neste domingo (19) e se estende até quarta-feira (22)

Gabriela Nogueira Publicado em 19/10/2025, às 10h45
Com a previsão de uma queda significativa nas temperaturas nos próximos dias, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a ativação do abrigo solidário na Estação Pedro II da Linha 3-Vermelha do Metrô. Esta iniciativa, coordenada pela Defesa Civil em colaboração com o Metrô, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Fundo Social, começará a funcionar a partir das 19h deste domingo (19) e deverá se estender até a manhã de quarta-feira (22).
O abrigo tem como objetivo proporcionar acolhimento emergencial à população em situação de rua durante o período mais frio do ano. O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil emitiu um Boletim Meteorológico Especial alertando sobre as temperaturas severamente baixas que se seguirão à passagem de uma frente fria pelo estado, um fenômeno incomum para a primavera, que normalmente é caracterizada por temperaturas mais amenas.
A previsão indica que as mínimas podem cair para 8º C na Região Metropolitana de São Paulo, 5º C na Serra da Mantiqueira, 9º C nas regiões do Vale do Ribeira e em São José dos Campos e Itapeva, 10º C nas áreas de Sorocaba e Campinas, 11º C nas regiões de Bauru e Araraquara, 12º C em Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto e 14º C na Baixada Santista e Litoral Norte.
Durante o período em que o abrigo estiver em funcionamento, serão disponibilizados alimentos, colchões, cobertores e um acolhimento humanizado. Os animais de estimação também são bem-vindos e receberão os cuidados necessários. Essa ação reforça o compromisso do Governo do Estado em proteger as populações mais vulneráveis durante eventos climáticos extremos.
Ao saírem do abrigo pela manhã, os acolhidos receberão um ticket que lhes permitirá tomar café da manhã no restaurante Bom Prato localizado na Rua 25 de Março.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Mãe de menino e auxiliar de enfermagem são encontrados mortos após tentativa de sequestro em SP

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Bombeiros de São Paulo integram missão brasileira de resgate após terremoto na Venezuela

O desabafo de Roberto Barros e a realidade dos músicos de apoio

CBF protesta contra arbitragem e pede à Fifa afastamento de árbitro após gol anulado de Vini Jr.

Bombeiros de São Paulo integram missão brasileira de resgate após terremoto na Venezuela

Zoom inteligente: reuniões que geram resumos automaticamente

Investigação aponta repasse de empresa de ônibus a sobrinho de Marcola em esquema atribuído ao PCC

PM seguiu protocolo ao entrar armada em escola após denúncia sobre atividade com Iansã, conclui investigação