Diário de São Paulo
Siga-nos

Onda de arrastões no Centro de SP levam lojistas à falência

Cracolândia registra pelo menos três arrastões desde novembro, gerando prejuízos e insegurança entre os comerciantes

Arrastao no Centro de SP - Imagem: Reprodução | Polícia Civil
Arrastao no Centro de SP - Imagem: Reprodução | Polícia Civil

Marina Milani Publicado em 31/01/2024, às 08h02


A Rua Santa Ifigênia, tradicional ponto de comércio de eletroeletrônicos no Centro de São Paulo, tem enfrentado uma série de arrastões desde novembro do ano passado, gerando prejuízos consideráveis aos lojistas e levando alguns deles a fechar as portas de seus estabelecimentos.

O primeiro incidente ocorreu em 2 de novembro de 2023, seguido por outro em 15 de janeiro deste ano, e o mais recente aconteceu no sábado (27), quando uma loja de eletrônicos foi saqueada. Todas as ocorrências foram registradas por câmeras de segurança, evidenciando a vulnerabilidade do comércio local.

Os comerciantes, pressionados pela insegurança e pela falta de clientes, estão enfrentando dificuldades crescentes. Alguns deles relatam prejuízos expressivos, como o dono da loja saqueada no último arrastão, que estima um prejuízo de R$ 300 mil. Diante desse cenário, empresários têm buscado apoio entre si para tentar manter os negócios, mas muitos já consideram a possibilidade de fechar as portas.

A situação de insegurança e o declínio nos negócios têm provocado uma migração de lojistas, e placas de "aluga-se" começam a se multiplicar ao longo da rua. A antiga reputação da Santa Ifigênia como o maior ponto de comércio de eletroeletrônicos do país contrasta agora com uma atmosfera de abandono e desânimo.

Um comerciante, que optou por não se identificar, relata as dificuldades enfrentadas: "Não estou aguentando porque eu tenho que pagar o imposto caríssimo. Eu pago R$ 5,6 mil de imposto por mês. IPTU, infelizmente, é isso. Não tive benefício [isenção] ainda." A falta de apoio e medidas efetivas de segurança levam a uma crescente sensação de desamparo entre os empresários locais.

Compartilhe  

últimas notícias