Inexperiente e em meio a crise, Fábio Cândido enfrenta críticas e já mira reeleição em 2028.

Jair Viana Publicado em 13/01/2025, às 19h08
Com apenas 13 dias de mandato, o prefeito de São José do Rio Preto, Fábio Cândido (PL), já enfrentou sua primeira crise política e, surpreendentemente, anunciou sua candidatura à reeleição em 2028. Durante a inauguração do Terminal Urbano da Zona Norte, Cândido afirmou que seus secretários devem encarar o compromisso como um “contrato” de oito anos. Ele foi eleito no ano passado e ainda está em seu primeiro mandato.
Ao abordar projetos de “cidade inteligente”, Cândido prometeu implementar as inovações ainda no primeiro mandato, mas já deixou claro sua intenção de buscar um segundo. “Vamos tentar fazer projetos para quatro anos, para depois tentar um segundo mandato. O contrato é de quatro anos para quem está com a gente, avisei a todos vocês aí, os secretários”, declarou.
CRISE PRECOCE
A crise surgiu após uma tentativa de fiscalização em uma UPA na última sexta-feira (10). Motivado por uma denúncia do vereador Anderson Branco (Novo) sobre o suposto descumprimento de carga horária por parte dos médicos, Cândido encontrou um cenário explosivo. Em vídeo, o prefeito acusou o Sindicato dos Médicos de estimular os profissionais a adotarem uma “operação padrão”, reduzindo o ritmo de atendimentos.
A presidente do Sindicato, Merab Muniz, reagiu de forma veemente, criticando Cândido e seu secretário de Saúde, Rubem Bottas. Ela classificou a gestão como “incompetente” e “autoritária”, afirmando que o caos nas UPAs é responsabilidade direta do novo governo.
“DITADORZINHO”
Após sua exoneração de cargos de chefia na Secretaria de Saúde, Merab Muniz não poupou críticas ao prefeito, chamando-o de “amostra grátis de ditadorzinho” em um novo vídeo. Mesmo afastada após oito anos no cargo, ela prometeu continuar lutando pela qualidade do atendimento aos pacientes.
SINDICÂNCIA
Cândido anunciou a abertura de uma sindicância para investigar a suposta morosidade no atendimento de urgência nas UPAs. Apesar de não revelar detalhes sobre o número de médicos investigados, o prefeito garantiu que a conduta de Merab Muniz será apurada. Em resposta, Muniz afirmou que não se intimidará e espera que Cândido adote uma postura mais adequada para governar a cidade.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Ancelotti promove mudança no ataque e Brasil está escalado para duelo decisivo contra a Escócia

Caso Deolane: delegada faz revelação bombástica que pode mudar rumo da investigação

Fachin abre debate no STF sobre reforma do Judiciário e busca soluções para desafios do sistema

VÍDEO: Motorista é perseguido e espancado após acidente em rua de São Paulo

Por que Ricardo Gontijo se tornou um dos empresários mais controversos da construção civil