Diário de São Paulo
Siga-nos
Sangue novo

Metrô de SP elege presidente indicado por Tarcísio de Freitas

A companhia estava sem presidente desde janeiro deste ano

Metrô de SP elege presidente indicado por Tarcísio de Freitas - Imagem: Secom
Metrô de SP elege presidente indicado por Tarcísio de Freitas - Imagem: Secom

Nathalia Jesus Publicado em 27/04/2023, às 10h03


O Metrô de São Paulo anunciou a escolha de um novo presidente para administrar a companhia. Antonio Júlio Castiglione Neto ocupa o lugar de Silvani Pereira, que deixou o cargo em janeiro. Ele deve assumir a partir desta quinta-feira (27).

Castiglione Neto é ex-procurador de Justiça do Espírito Santo e foi uma indicação direta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O nome foi aprovado por maioria dos votos do Conselho Administrativo.

Entre os conselheiros contrários a nomeação está Wagner Fajardo Pereira, representante dos funcionários do Metrô. De acordo com ele, o currículo do novo presidente "não corresponde às necessidades e à expectativa dos trabalhadores", segundo apuração do g1.

A partir do dia 3 de janeiro, o cargo estava em aberto após o pedido de desligamento de Silvani Pereira. A ex-presidente do Metrô deixou de forma interina Paulo Menezes Figueiredo, que atuava como diretor-financeiro da companhia.

Em 2022, Silvani Pereira admitiu que a empresa responsável pela obra da Linha 17-Ouro do monotrilho, que deveria ter sido entregue há oito anos, não vinha cumprindo o cronograma. Alguns meses depois, ela respondeu a um internauta que questionou o prazo de conclusão da obra: "Cobre de quem prometeu entregar na Copa".

Em sua última publicação nas redes sociais, Figueiredo agradeu a população paulista que, segundo ele, o apoiou e incentivou para contribuir com a melhora da mobilidade urbana.

Essa não foi a primeira vez que Paulo Menezes assumiu o comando do Metrô. Entre setembro de 2015 e janeiro de 2019, ele esteve ocupando o mesmo cargo. No período, foi acusado improbidade administriva e se tornou réu pela compra de trens para a Linha 5-Lilás no valor de R$ 615 milhões.

Compartilhe  

últimas notícias