Evento contará com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e ocorre em um momento crítico após tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros

William Oliveira Publicado em 15/08/2025, às 08h00
Na tarde desta sexta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurará a nova fábrica da montadora chinesa GWM, em Iracemápolis (SP), a cerca de 160 km da capital. O evento, que marca a nona visita de Lula ao estado neste ano, contará também com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB).
A inauguração, planejada há mais de dois anos, ocorre em um momento delicado: apenas duas semanas após os Estados Unidos implementarem tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi anunciada pelo presidente Donald Trump, alegando preocupação com a aproximação do Brasil da China e de outros membros do Brics.
As tarifas começaram a valer em 6 de agosto. Em resposta, o governo brasileiro lançou, no dia 13, um pacote de R$ 30 bilhões em créditos para empresas afetadas. Dois dias antes, em 11 de agosto, Lula conversou por telefone com o presidente chinês Xi Jinping para tratar de cooperação em áreas estratégicas, como saúde, petróleo e gás, economia digital e tecnologia espacial.
Em novembro do ano passado, Parker Shi, presidente da GWM International, esteve no Palácio do Planalto para convidar Lula à inauguração. Na ocasião, projetou uma produção inicial de 30 mil a 45 mil veículos por ano, priorizando modelos elétricos e híbridos. A GWM foi a primeira empresa aprovada no programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), lançado em dezembro de 2023.
A nova unidade deverá gerar cerca de 700 empregos diretos. A montadora planeja investir R$ 10 bilhões no Brasil até 2032, sendo R$ 4 bilhões aplicados até 2026. A meta é que, em três anos, 60% dos insumos utilizados sejam de origem nacional.
Outro projeto de destaque no setor automobilístico é a fábrica da BYD, em Camaçari (BA), que terá investimentos de R$ 5,5 bilhões, reforçando ainda mais a parceria Brasil-China.
Em São Paulo, Lula tem intensificado sua presença. Sua primeira visita ocorreu em 20 de fevereiro, para exames médicos no Hospital Sírio-Libanês. Desde então, participou de inaugurações e lançamentos, como o túnel Santos-Guarujá e a entrega de ambulâncias em Sorocaba, além de iniciativas voltadas ao investimento nas periferias paulistas.
Leia também

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigação aponta retirada de câmera após morte de jovem em salto de rope jump

Homem intercepta ônibus de pacientes, viaja 85 km sob ameaça e acaba preso em Ribeirão Preto

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Após anos calada, Bruna Marquezine quebra o silêncio e abre ferida do passado ao falar de Neymar

Carro pega fogo na Rodovia Presidente Dutra em Caçapava e mobiliza Bombeiros