Diário de São Paulo
Siga-nos
INVESTIMENTO

Lula inaugura fábrica chinesa em SP em meio a crise com EUA

Evento contará com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e ocorre em um momento crítico após tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tendo ao lado o vice-presidente, Geraldo Alckmin - Imagem: Reprodução / PR / Ricardo Stuckert
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tendo ao lado o vice-presidente, Geraldo Alckmin - Imagem: Reprodução / PR / Ricardo Stuckert

William Oliveira Publicado em 15/08/2025, às 08h00


Na tarde desta sexta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurará a nova fábrica da montadora chinesa GWM, em Iracemápolis (SP), a cerca de 160 km da capital. O evento, que marca a nona visita de Lula ao estado neste ano, contará também com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB).

A inauguração, planejada há mais de dois anos, ocorre em um momento delicado: apenas duas semanas após os Estados Unidos implementarem tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi anunciada pelo presidente Donald Trump, alegando preocupação com a aproximação do Brasil da China e de outros membros do Brics.

As tarifas começaram a valer em 6 de agosto. Em resposta, o governo brasileiro lançou, no dia 13, um pacote de R$ 30 bilhões em créditos para empresas afetadas. Dois dias antes, em 11 de agosto, Lula conversou por telefone com o presidente chinês Xi Jinping para tratar de cooperação em áreas estratégicas, como saúde, petróleo e gás, economia digital e tecnologia espacial.

Em novembro do ano passado, Parker Shi, presidente da GWM International, esteve no Palácio do Planalto para convidar Lula à inauguração. Na ocasião, projetou uma produção inicial de 30 mil a 45 mil veículos por ano, priorizando modelos elétricos e híbridos. A GWM foi a primeira empresa aprovada no programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), lançado em dezembro de 2023.

A nova unidade deverá gerar cerca de 700 empregos diretos. A montadora planeja investir R$ 10 bilhões no Brasil até 2032, sendo R$ 4 bilhões aplicados até 2026. A meta é que, em três anos, 60% dos insumos utilizados sejam de origem nacional.

Outro projeto de destaque no setor automobilístico é a fábrica da BYD, em Camaçari (BA), que terá investimentos de R$ 5,5 bilhões, reforçando ainda mais a parceria Brasil-China.

Em São Paulo, Lula tem intensificado sua presença. Sua primeira visita ocorreu em 20 de fevereiro, para exames médicos no Hospital Sírio-Libanês. Desde então, participou de inaugurações e lançamentos, como o túnel Santos-Guarujá e a entrega de ambulâncias em Sorocaba, além de iniciativas voltadas ao investimento nas periferias paulistas.


últimas notícias