Diário de São Paulo
Siga-nos
Acolhimento

Instituto lança plataforma gratuita para vítimas de crimes, desastres naturais e calamidades; conheça

Com suporte 24h, a plataforma está disponível para quem tenha sofrido dano físico ou emocional, causado por infração criminal ou grave violação aos direitos humanos

Instituto lança plataforma gratuita para vítimas de crimes, desastres naturais e calamidades; conheça - Imagem: arquivo pessoal
Instituto lança plataforma gratuita para vítimas de crimes, desastres naturais e calamidades; conheça - Imagem: arquivo pessoal

Vitória Tedeschi Publicado em 21/11/2023, às 14h30


O Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral a Vítimas (Pró-Vítima) colocou no ar o InfoVítimas. De fácil acesso, inclusiva (para deficientes visuais e auditivos), além de gratuita, a plataforma oferece informações e suporte on-line 24 horas para pessoas acometidas por crime, calamidade pública ou desastres naturais.

De acordo a presidente do Instituto Pró-Vítima, a promotora de Justiça Celeste Leite dos Santos, vítimas encontram no site amplo conteúdo que lhes possibilitam identificar a natureza do crime sofrido, os procedimentos legais a serem adotados.

Além disso, a plataforma também promove a orientação on-line prestada por profissionais do Direito, para que saibam, da melhor maneira possível, lidar com o tema e, sobretudo, com o trauma oriundo da violência a qual foram submetidas.

O InfoVítimas é útil para mulheres e homens que tenham sofrido danos físicos e emocionais causados por crime, ato infracional ou violações aos direitos humanos. Quando eventos traumáticos ocorrem em nossas vidas, é natural nos sentirmos perdidos, ansiosos e com medo. O site do Pró-Vítima entra em cena como um farol de esperança", afirma ela.

Para Celeste, independentemente de quem foi acometido por um crime, sua origem geográfica ou situação econômica e social, a jornada para a recuperação física e emocional e para a restituição da justiça merece cuidado e atenção:

"Na plataforma, a vítima tem acesso a informações sobre processo criminal, seus direitos e serviços de apoio. Telefones e endereços úteis e demais canais de atendimento e para denúncia também estão inseridos na plataforma", acrescenta Celeste.

Ao acessar o portal, que tem linguagem inclusiva para surdez e deficiência visual, é possível saber, também, o passo a passo de como se resguardar de crimes como feminicídio, stalking, violação, importunação, coação, ameaça, assédio moral e assédio sexual, só para citar alguns.

No site, é possível encontrar as abas: “Fui Vítima de Crime”, “O Processo Crime”, “Quem É Quem”, “Serviços de Apoio”, “Liks Úteis”, “Glossário”, “Documentos e Formulários”, “Quiz”, e “Mapa do Site”.

Ainda de acordo com Celeste, o InfoVítimas Brasil foi baseado num case bem sucedido de Portugal, gerido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, entidade que integra grupos de discussão sobre o tema na União Europeia. A adaptação nacional conta com mapas interativos de cada região do País, além de orientações para vítimas e testemunhas usarem em depoimento.

Para a presidente do Pró-Vítima, era necessário que o Brasil tivesse um canal 100% acessível para instruir cidadãos na busca por seus direitos - do crime sofrido, passando pelas tratativas jurídicas até chegar ao processo pós-traumático.

A plataforma ainda integra o Infovictms.com, que abarca diversas associações de proteção à vitimas, sendo o Brasil o primeiro país da América Latina a contar com este tipo de ferramenta", finaliza a promotora de justiça.
Compartilhe