Diário de São Paulo
Siga-nos
Hoje!

Vai ter greve de ônibus em SP? Saiba resposta

Os trabalhadores pedem reajuste salarial e participação dos lucros

Greve de ônibus em SP: veja se vai acontecer ou não - Imagem: reprodução Prefeitura de São Paulo via UOL
Greve de ônibus em SP: veja se vai acontecer ou não - Imagem: reprodução Prefeitura de São Paulo via UOL

Vitória Tedeschi Publicado em 26/06/2023, às 10h15


Foi suspensa a possibilidade de uma greve ônibus em São Paulo nesta segunda-feira (26), após representantes dos motoristas e cobradores de ônibus convocarem o sindicato da categoria para uma nova rodada de negociações salariais. Assim, o serviço vai operar normalmente durante todo o dia.

A possibilidade de greve foi colocada à mesa durante a última semana diante da falta de nova proposta por parte dos patrões. A proposta seria votada em assembleia que aconteceria na última quinta-feira (22), mas foi cancelada após comunicado enviado pela patronal ao Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindMotoristas).

De acordo com o ViaTrolebus, em um comunicado, a entidade afirma que o SPURBANUSS (sindicato patronal) encaminhou ofício à presidência do Sindmotoristas solicitando a retomada das negociações salariais.

Depois de muito resistir, os patrões ficaram contra a parede, sofrendo pressão dos condutores e da população. Sem alternativa, mudaram de atitude e, agora, querem se reunir para buscar conjuntamente com os representantes dos trabalhadores um acordo", diz trecho da nota.

Os trabalhadores pedem reajuste salarial de 13% e participação nos lucros de R$ 3 mil por pessoa, além de garantias de manutenção de empregos de cerca de 19 mil profissionais e volta da remuneração pelos 30 minutos de intervalo para refeição. A empresa respondeu com proposta de reajuste de 3,5% e participação nos lucros limitada a R$ 800, o que foi rejeitado pela categoria.

Compartilhe  

últimas notícias