Diário de São Paulo
Siga-nos

Cresce o número de crimes ligados a aplicativos de relacionamento gay na Zona Sul de São Paulo

Jovens são atraídos para emboscadas no Sacomã; um caso resultou em morte

Cresce o número de crimes ligados a aplicativos de relacionamento gay na Zona Sul de São Paulo - Imagem: Divulgação/Portal Floripa.LGBT
Cresce o número de crimes ligados a aplicativos de relacionamento gay na Zona Sul de São Paulo - Imagem: Divulgação/Portal Floripa.LGBT

por Marina Milani

Publicado em 19/06/2024, às 09h00


Nos últimos cinco meses, ao menos nove roubos e tentativas ocorreram na região do Sacomã, Zona Sul de São Paulo, onde Leonardo Rodrigues Nunes, de 24 anos, foi morto. As vítimas, atraídas por aplicativos de relacionamento voltados ao público gay, são abordadas por criminosos em motocicletas que roubam celulares e cartões.

Os criminosos conhecem as vítimas por aplicativos como Hornet e Grindr. Após dias de conversa, marcam encontros na região do Sacomã, oferecendo-se para pagar o transporte via aplicativo, permitindo acompanhar a localização em tempo real das vítimas. Ao chegarem, as vítimas são abordadas por dois homens em uma moto que anunciam o assalto.

Relato de outra vítima

João*, de 24 anos, quase foi assaltado no mesmo local onde Leonardo foi assassinado. Após semanas de conversa com um rapaz pelo Hornet, marcaram um encontro. Ao chegar, foi abordado por dois homens, um dos quais atirou em sua direção. Felizmente, ele escapou ileso graças à intervenção de uma moradora.

O que dizem as autoridades

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) confirmou que os casos estão sob investigação no 95º Distrito Policial (Heliópolis). O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) também está verificando se os aplicativos estão colaborando com as investigações.

Compartilhe  

últimas notícias