Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Covid-19: nova dose da vacina começa a ser aplicada nesta quinta-feira

Recomendação do Ministério da Saúde visa aumentar a proteção contra novas variantes

Covid-19: nova dose da vacina começa a ser aplicada nesta quinta-feira; saiba quem tem direito - Imagem: Reprodução/Freepik
Covid-19: nova dose da vacina começa a ser aplicada nesta quinta-feira; saiba quem tem direito - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 07/12/2023, às 17h08


O Ministério da Saúde recomendou que pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos recebam uma nova dose da vacina bivalente contra a Covid-19. A aplicação da nova dose começa nesta quinta-feira (07) em todo o país.

Segundo o Metropoles, o tempo de espera entre a última dose e a nova dose deve ultrapassar os seis meses. A decisão de recomendar a nova dose foi tomada diante da circulação de duas novas sublinhagens da variante ômicron no Brasil, a JN.1 e a JG.3. Essas sublinhagens são mais transmissíveis e parecem causar um quadro clínico mais grave da doença.

“Sempre trabalhamos para que estejam disponíveis as vacinas mais atualizadas, seguras e eficazes aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Em especial para pessoas em grupos de risco ou com sintomas gripais, recomenda-se maior proteção, como o uso de máscara em locais fechados e evitar aglomerações”, comunicou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

No caso de São Paulo, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a nova dose será aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do estado. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e comprovante de vacinação da última dose.

Compartilhe  

últimas notícias