Com um investimento de R$ 30 milhões, a ampliação do terminal remoto promete mais conforto e fluidez para os passageiros

William Oliveira Publicado em 06/08/2025, às 08h40
A Aena, concessionária que administra o Aeroporto de Congonhas, anunciou nesta quarta-feira (6) a inauguração da ampliação da área de embarque remoto localizada no piso inferior do terminal, na zona sul de São Paulo.
A intervenção abrange os portões 13 a 22 e ampliou a área de 1.400 m² para 3.300 m², com um investimento de R$ 30 milhões. Segundo Kleber Meira, diretor-executivo do aeroporto, o objetivo é oferecer mais conforto e fluidez aos cerca de 24,5 milhões de passageiros esperados para 2025.
Apesar das melhorias, a nova estrutura é provisória. A entrega do novo terminal, prevista no contrato de concessão com o governo federal, está programada para 2028. Nesse contexto, Meira mencionou a possibilidade de retomar voos internacionais para destinos da América do Sul após a conclusão das obras.
“São Paulo é o centro financeiro do país, e o terminal de Congonhas é uma joia da cidade. Todas as empresas querem operar aqui porque tem demanda. Com o terminal ampliado em 2028, vai dar ainda mais conforto e opções de acesso para os passageiros. A partir de 2026 já terá uma estação de metrô [Monotrilho] dentro do terminal. Nenhum aeroporto do Brasil tem essa comodidade e a gente sabe que isso ampliará ainda mais o interesse pelo aeroporto”, afirmou o diretor ao g1.
Com as novas instalações, será possível acomodar aeronaves maiores e, futuramente, operar voos para cidades como Santiago, Buenos Aires e Montevidéu. A Aena já protocolou junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) um pedido para discutir o retorno dos voos internacionais ao aeroporto, suspensos desde 1985.
A ampliação responde a críticas recorrentes sobre o desconforto da antiga área de embarque remoto, muitas vezes comparada a uma “rodoviária” nas redes sociais, devido à superlotação e falta de estrutura. Agora, os novos portões contam com mais assentos e espaços comerciais semelhantes aos da área principal do terminal.
“Quem conhece Congonhas sabe que o embarque remoto era muito desconfortável. Os portões eram muito colados um no outro. O espaço era acanhando. O contrato de concessão não tinha a obrigação da gente ampliar esse espaço, só a construção de um novo terminal que está sendo feito com previsão para junho de 2028. Mas e como a gente administra a ansiedade das pessoas, prover um serviço de qualidade entre hoje e 2028, né?”, acrescentou o executivo.
A nova ala foi apresentada à imprensa um dia antes da inauguração e deve ser utilizada por cerca de 15 mil passageiros diariamente. No entanto, não haverá aumento no volume de embarques na área, medida tomada para evitar aglomerações durante os próximos anos.
A estrutura terá validade até junho de 2028, quando está prevista a inauguração do novo terminal. Para isso, a Aena pretende investir R$ 2,4 bilhões nos próximos três anos.
O projeto prevê a construção de um novo espaço de embarque no antigo hangar da Varig, tombado como patrimônio histórico. Atualmente ocupado por uma oficina da Gol, o local será reformado e modernizado como parte do plano de expansão.
Com a conclusão das obras, Congonhas passará a contar com 19 fingers (atualmente são 12) e 18 portões remotos. A modernização também permitirá o recebimento de aeronaves maiores, elevando o fluxo anual de passageiros de 23 milhões para, no mínimo, 30 milhões nos próximos anos.
Leia também

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Investigação aponta retirada de câmera após morte de jovem em salto de rope jump

Homem intercepta ônibus de pacientes, viaja 85 km sob ameaça e acaba preso em Ribeirão Preto

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Após anos calada, Bruna Marquezine quebra o silêncio e abre ferida do passado ao falar de Neymar

Carro pega fogo na Rodovia Presidente Dutra em Caçapava e mobiliza Bombeiros