Com 32,7°C, a capital paulista viveu um veranico, fenômeno comum no inverno, mas a previsão é de temperaturas amenas no domingo

Redação Publicado em 23/08/2025, às 10h40
O clima em São Paulo teve uma grande reviravolta nos últimos dias, com a temperatura caindo após o registro da tarde mais quente do ano para o mês de agosto. O calorão fora do comum é um fenômeno chamado de “veranico”, comum no inverno.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital atingiu 32,7 °C nesta sexta-feira (22), o dia mais quente desde o verão. Essa temperatura ficou cerca de oito graus acima do normal para o mês, sendo de 24,5 °C. O Inmet também apontou grandes diferenças de temperatura na cidade durante a noite: enquanto Santana, na Zona Norte, registrava 29 °C, Engenheiro Marsilac, no extremo sul, já tinha caído para 19 °C, com a previsão de chegar a 14 °C até o final da noite.
O calorão é causado por uma massa de ar seco que está sobre o Brasil e faz a temperatura subir bem acima da média. Esse tipo de situação é relativamente comum em alguns períodos do inverno. O chamado “veranico” acontece quando a temperatura fica mais alta que o normal por mais de quatro dias seguidos, com tempo seco e pouca chuva. É importante notar que esses eventos não são o mesmo que uma onda de calor.
Previsão para o fim de semana
O sábado continuará com calor intenso e tempo bom na maioria da capital, com máxima prevista de 32 °C e mínima de 18 °C. Mas no domingo, uma nova massa de ar frio deve avançar pelo sul do país e chegar ao sudeste, derrubando os termômetros.
A previsão é de que a temperatura caia drasticamente, com máxima de 21 °C e mínima de 15 °C. A mudança no clima traz alívio após o período de altas temperaturas. A população pode esperar um domingo mais ameno, com tempo mais parecido com o outono.
Leia também

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Detran-SP registra quase 500 mil multas por atraso na transferência de veículos

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Frente fria traz garoa e frio intenso para São Paulo nesta semana

Caminhoneiros iniciam paralisação para pressionar Senado por votação da MP do Frete

Polícia investiga festa com fuzis que celebrou 19 anos do TCP no Complexo de Israel

Canetas emagrecedoras superam cigarros e viram segundo item mais apreendido na fronteira com o Paraguai

Polícia abre investigação após morte do jogador sul-africano Jayden Adams aos 25 anos

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito