Diário de São Paulo
Siga-nos
Frente fria

Avanço de frente fria faz termômetros despencarem em cinco capitais

Recordes de temperatura mínima são previstos para esta quarta-feira nas regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil

Frente fria traz alívio do calor incessante - Imagem: Reprodução / Fernando Frazão / Agência Brasil
Frente fria traz alívio do calor incessante - Imagem: Reprodução / Fernando Frazão / Agência Brasil

Sabrina Oliveira Publicado em 15/05/2024, às 11h51


Com a chegada de uma frente fria que conseguiu romper parcialmente o bloqueio atmosférico sobre o Brasil, cinco capitais devem registrar a menor temperatura do ano nesta quarta-feira, 15 de maio. O frio intenso atinge principalmente o Sul do país, onde algumas regiões podem enfrentar temperaturas abaixo de 0ºC.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Porto Alegre deve amanhecer com mínimas de 7°C, enquanto Florianópolis deve registrar 12°C. As capitais Campo Grande, Cuiabá e Rio Branco também esperam temperaturas recordes para o ano.

Vinícius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, destaca que as capitais do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro, também terão quedas significativas nas temperaturas, mas não atingirão as menores marcas do ano. São Paulo deve registrar uma mínima de 16°C e Rio de Janeiro 18°C.

No Sul, as temperaturas despencaram significativamente, com registros de geada em várias áreas. Em Camaquã, no sul do estado, geadas foram observadas, e Quaraí, na Fronteira Oeste, 3ºC por volta das 8 horas da manhã. São José dos Ausentes e Santana do Livramento também registraram temperaturas próximas a 0°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas meteorológicos de perigo e perigo potencial devido à geada prevista na região. As áreas afetadas incluem o Sul do Rio Grande do Sul e a região da Serra Gaúcha, onde há risco de perda de plantações com temperaturas variando entre 3ºC e 0ºC.

Apesar do frio intenso, espera-se um alívio momentâneo, com temperaturas mais elevadas previstas para o fim da semana. A frente fria, embora tenha enfraquecido o bloqueio atmosférico, não o rompeu completamente.

A partir de quinta-feira, a chuva retorna ao Sul do Brasil, principalmente no norte do Rio Grande do Sul. Os acumulados devem variar entre 60 e 100 milímetros, com possibilidade de chuvas fortes na região da serra e dos vales. Lucyrio observa que, mesmo com volumes de chuva dentro da média, a situação pode ser problemática devido ao solo encharcado, o que aumenta o risco de inundações. A condição deve se estender até sexta-feira, quando as chuvas devem diminuir novamente.

Compartilhe