Diário de São Paulo
Siga-nos
Creche Irmã Julieta

"Ama o que faz": Presidente de creche denunciada por maus-tratos recebeu homenagem do município

Manoel Neves Filho, presidente do Centro Social Estoril, foi homenageado pelo progresso e desenvolvimento do município; instituição ostenta denúncias de maus-tratos

Manoel Neves Filho, presidente voluntário do Centro Social Estoril - Imagem: Reprodução / Record TV | Divulgação / Câmara Municipal de São José do Rio Preto
Manoel Neves Filho, presidente voluntário do Centro Social Estoril - Imagem: Reprodução / Record TV | Divulgação / Câmara Municipal de São José do Rio Preto

por Redação

Publicado em 22/06/2024, às 18h30


A creche comunitária Irmã Julieta, localizada em São José do Rio Preto e mantida pelo Centro Social Estoril, está no centro de uma grande polêmica após denúncias de maus-tratos a crianças. O caso mais recente ocorreu no dia 14 de junho, quando uma professora, Elizângela Gabriel, foi flagrada pelas câmeras de segurança arrastando uma criança de três anos pelo braço. Este incidente resultou no afastamento da docente e na abertura de uma investigação pela Polícia Militar e pela Secretaria da Educação de Rio Preto.

Tatiane Bezerra de Souza Luz, mãe da criança agredida, foi à delegacia para formalizar a denúncia e está mobilizando outras mães para fazerem o mesmo, fornecendo o vídeo como evidência para o inquérito policial. "Quando vi a imagem, fiquei sem chão, não conseguia acreditar. Foi horrível, a pior coisa é uma mãe ver seu filho passando por isso. Toda confiança se acaba em segundos", desabafou Tatiane. Ela também mencionou que sempre acreditou que a creche era um lugar seguro para sua filha, mas a situação atual a deixou profundamente angustiada.

Em um áudio obtido com exclusividade pelo Diário, Tatiane revelou em um grupo de WhatsApp de pais que perdeu a confiança na escola: "[...] Eu perdi minha confiança na escola, mesmo que a professora não esteja mais lá, eu não consigo estar trabalhando e ficar em paz sabendo que minha filha está em um bom lugar".

Segundo o portal Diário da Região, a creche já havia enfrentado denúncias semelhantes em março de 2022, quando duas professoras foram demitidas após serem flagradas em atitudes negligentes e agressivas. As câmeras de segurança revelaram uma das professoras sendo agressiva com um bebê de um ano, enquanto a outra ignorava a situação. As duas foram demitidas após o ocorrido.

Em meio a essa polêmica, veio à tona que Manoel Neves Filho, presidente voluntário do Centro Social Estoril, havia sido homenageado no final do ano passado. No dia 14 de dezembro, a Câmara de São José do Rio Preto concedeu a ele a Medalha do Mérito Comunitário, uma honraria que reconhece a colaboração de Neves no progresso e desenvolvimento do município. O evento, presidido pelo vereador Diego Mahfouz (MDB), contou com a presença de várias autoridades locais, incluindo o prefeito Edinho Araújo (MDB) e o deputado estadual Itamar Borges (MDB).

Durante a cerimônia de homenagem, os discursos destacaram o trabalho e a dedicação de Manoel Neves à frente do Centro Social Estoril, que atende gratuitamente mais de 800 famílias com diversas ações sociais, culturais, educacionais e recreativas. "As ações ultrapassam os muros da instituição. Nossa eterna e imensa gratidão por tudo que você faz pelo município", afirmou o vereador Mahfouz.

O vereador Renato Pupo exaltou o trabalho de Neves e de toda equipe da instituição. “Não é só alimento, vestuário. O que vocês levam para as pessoas é amor, carinho, calor humano.

Já o prefeito Edinho Araújo complementou: "Qualquer outra cidade seria muito melhor se tivesse pessoas como você, que ama o que faz".

Apesar das homenagens, a recente denúncia de maus-tratos trouxe uma nova perspectiva sobre a gestão e a supervisão das atividades na creche Irmã Julieta. A Secretaria da Educação de Rio Preto assegurou que todas as medidas necessárias serão tomadas para apurar os fatos e garantir que situações como estas não voltem a ocorrer, reiterando o compromisso com a segurança e o bem-estar das crianças atendidas na rede municipal. "Os fatos serão apurados. Informamos que repudiamos qualquer ato de agressão ou maus-tratos que não condizem com as normas e orientações repassadas à rede”, disse a Secretaria em nota.

A comunidade de São José do Rio Preto está chocada com o caso, e muitos pais estão exigindo medidas rigorosas para garantir a segurança das crianças. A creche Irmã Julieta prometeu revisar seus protocolos e intensificar a supervisão para assegurar um ambiente seguro e acolhedor para todas as crianças.

Compartilhe  

últimas notícias