A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse hoje (18), que não seria legal os Estados Unidos confiscarem ativos congelados do Banco

Redação Publicado em 18/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 12h52
A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse hoje (18), que não seria legal os Estados Unidos confiscarem ativos congelados do Banco Central da Rússia para ajudar a reconstruir a Ucrânia após o término da invasão russa.

Ela afirmou a repórteres – antes de uma reunião dos ministros das Finanças do G7 em Bonn, na Alemanha, – que os Estados Unidos e seus aliados bloquearam cerca de US$ 300 bilhões em ativos do Banco Central da Rússia.
As discussões estão apenas começando entre os aliados ocidentais sobre como financiar a reconstrução de longo prazo da Ucrânia e se esses ativos russos congelados podem desempenhar um papel.
“Acho muito natural que, considerando a enorme destruição na Ucrânia e os enormes custos de reconstrução que eles enfrentarão, contemos com a ajuda da Rússia para pagar pelo menos uma parte do preço envolvido”, afirmou Yellen.
“Dito isso, enquanto estamos começando a analisar isso, não seria legal agora nos Estados Unidos que o governo confiscasse esses ativos. Não é algo legalmente permitido nos Estados Unidos,” garantiu.
Leia também

Hamilton vê futuro brilhante e diversificado para F1 em transformação

Polícia investiga desaparecimento de empresário em Barra Bonita

Putin diz a chanceler alemão que Kiev está travando negociações de paz

Teich diz que deixa pronto plano de trabalho para auxiliar estados

Imigrante estampa “África não um é país” em camisa após ser alvo de racismo

Pai do filho de Karina Kufa se manifesta após Justiça determinar mudança provisória da guarda da criança

EUA e Irã ampliam ataques e elevam risco de guerra em larga escala

Prévia do PIB cresce pouco em maio, mas mantém economia brasileira no maior nível da série histórica

Terremoto de magnitude 7,3 atinge costa do México e gera alerta de tsunami

Motorista embriagado suspeito de participar de racha avança sinal e deixa idosa de 103 anos ferida em acidente no interior de SP