Diário de São Paulo
Siga-nos
Migração

VÍDEO - enxame de insetos em casa assusta moradora, mas explicação é simples

As imagens mostram não alguns, mas milhares de uma espécie de grilo por fora da residência

Uma moradora dos EUA relatou que sua casa foi tomada por ''grilos mórmons'', durante a migração dos insetos. - Imagem: reprodução I CNN Brasil
Uma moradora dos EUA relatou que sua casa foi tomada por ''grilos mórmons'', durante a migração dos insetos. - Imagem: reprodução I CNN Brasil

Juliane Moreti Publicado em 20/06/2023, às 18h12


Recentemente, em Nevada (EUA), uma moradora relatou que sua casa foi tomada por insetos, tanto que ela teve dificuldades de sair da residência.

Um vídeo mostra a parte de fora do lugar que, em cada centímetro, possui algum animal da espécie, ou até mesmo mais de um, ocupando as paredes, a cobertura e o chão. 

Contudo, de acordo com informações do portal CNN Brasil, os insetos em questão foram identificados como ''grilos mórmons'', da superfamília Tettigoniidae, próximo da família Grylloidea, dos grilos verdadeiros. 

Lucas Denadai, do departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), explica que essa espécie não é a mesma do Brasil e que o caso das imagens não mostram um ataque.

Mas, sim, revela um processo de migração, em que os grilos mómons costumam fazer em grandes grupos por não terem asas. 

Não necessariamente eles estão buscando um local com mais mata ou área verde. Eles estavam fazendo a migração e acabaram parando na casa porque ali tinha alguma coisa que interessava a eles, que ajudasse a preservar a espécie. Eles não pararam ali de propósito'', disse. 

Nesses casos, o especialista ressalta que é importante esperar que os animais saiam do lugar e que não se deve colocar veneno porque vai ''atrapalhar o ecossistema'' e ''fazer mais mal para os humanos do que para a espécie''.

É preciso esperar que esse enxame passe em algum momento. Eles estão se deslocando, não vão ficar ali, não é da natureza dessa espécie ficar sempre no mesmo lugar, ainda mais quando eles estão aglomerados dessa maneira'', explica. 
@auntie_coolette

♬ original sound - Colette Reynolds
Compartilhe  

últimas notícias