Diário de São Paulo
Siga-nos
Faixa de Gaza

Últimos reféns israelenses são libertados pelo Hamas após 52 dias na Faixa de Gaza

Acordo entre Hamas e Israel envolveu a libertação de 11 reféns em troca de 33 prisioneiros palestinos

Libertação de reféns - Imagem: Divulgação / Hamas / Telegram
Libertação de reféns - Imagem: Divulgação / Hamas / Telegram

Marina Roveda Publicado em 28/11/2023, às 08h35


Na noite desta segunda-feira (27) o Hamas anunciou a libertação de um grupo de reféns israelenses que estavam na Faixa de Gaza desde 7 de outubro. O anúncio foi feito por Majed al-Ansari, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, país que mediou as negociações entre as partes.

De acordo com informações do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), os onze reféns estão a caminho do território israelense. Este é o último grupo de reféns liberado como parte do primeiro acordo entre israelenses e o grupo islâmico Hamas. Em troca da libertação, 33 prisioneiros palestinos condenados por crimes de segurança foram soltos.

Este último grupo de reféns, que passou 52 dias sob o controle do Hamas, é composto por crianças e mulheres, seguindo a mesma composição dos grupos anteriores. Entre os libertados, estão Sharon Aloni Cunio, 33 anos, Emma Cunio, 3 anos, e Yuli Cunio, 3 anos; Karina Engel-Bart, 51 anos, Mika Engel, 18 anos, e Yuval Engel, 10 anos; Sahar Calderon, 16 anos, e Erez Calderon, 12 anos; Or Yaakov, 16 anos, e Yagil Yaakov, 12 anos; Eitan Yahalomi, 12 anos.

O acordo inicial, iniciado em 24 de novembro, previa a libertação de 50 reféns em troca de 150 presos palestinos, além de um cessar-fogo de quatro dias e ajuda humanitária. O prazo inicial encerraria na manhã de terça-feira, 28, mas com a mediação dos Estados Unidos, Catar e Egito, a trégua foi estendida por mais dois dias, com a previsão de libertação de mais 20 reféns em troca de 60 presos palestinos.

Compartilhe  

últimas notícias