Reunião em resort na Flórida marca a criação do grupo “Escudo das Américas”, que reúne aliados políticos de Washington para discutir segurança, migração e influência estrangeira no continente

Lívia Gennari Publicado em 06/03/2026, às 19h23
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promove neste sábado (7), uma reunião com líderes latino-americanos considerados aliados de seu governo. O encontro será em Doral, cidade próxima a Miami, na Flórida, e marca a primeira cúpula do grupo denominado “Escudo das Américas”, iniciativa criada pela Casa Branca para fortalecer a cooperação política e de segurança entre países alinhados à política externa norte-americana. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, não foi convidado para participar.
A reunião ocorrerá no Trump National Doral Miami, resort com campo de golfe que pertence ao próprio presidente americano. Segundo o governo dos EUA, o novo bloco pretende reunir os “aliados mais fortes do hemisfério” para discutir temas como segurança regional, combate ao crime organizado, migração e cooperação econômica.
Entre os líderes confirmados estão o presidente da Argentina, Javier Milei; o presidente de El Salvador, Nayib Bukele; e o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, além de representantes de outros países latino-americanos alinhados à agenda política de Washington. A maior parte dos convidados é formada por líderes com posicionamento político conservador ou de direita.
Também ficaram de fora da reunião outros líderes identificados com governos de esquerda na região, como a presidente do México, Claudia Sheinbaum, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e a representante venezuelana Delcy Rodríguez.
Durante o encontro, os participantes devem assinar um documento chamado “Carta de Doral”. O texto prevê a defesa do direito das nações do continente de determinar seus próprios rumos políticos e econômicos, sem interferências externas, além de reforçar a cooperação entre os países integrantes da nova aliança regional.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Brasil encerra preparação para enfrentar Escócia com Neymar disponível e dúvida no ataque

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Após fortes chuvas, duas crateras se abrem e engolem carros na região metropolitana de São Paulo

Fã tatua nome de Neymar no rosto e promete nova homenagem caso Brasil conquiste o hexa

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

Ex-capitão da Alemanha é acusado de racismo após chamar estilo da Costa do Marfim de "selvagem"

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas