Presidente dos EUA afirma que medida será possível graças ao aumento da receita com tarifas; Suprema Corte avalia legalidade do tarifaço

Manoela Cardozo Publicado em 10/11/2025, às 12h06
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (9) que pretende pagar um “dividendo” de ao menos US$ 2 mil (cerca de R$ 10,7 mil) a cidadãos americanos — exceto os de alta renda — com base na arrecadação recorde gerada pelo tarifaço imposto por seu governo.
Em publicação na rede Truth Social, Trump classificou de “tolas” as críticas às suas tarifas comerciais e afirmou que os EUA se tornaram “o país mais rico e mais respeitado do mundo, com quase nenhuma inflação e um recorde histórico na bolsa de valores”.
“Estamos arrecadando trilhões de dólares e, em breve, começaremos a pagar nossa dívida enorme, de 37 trilhões de dólares”, escreveu. “Um dividendo de pelo menos US$ 2.000 por pessoa (excluindo pessoas de alta renda) será pago a todos.”
As declarações ocorrem em meio a crescentes questionamentos sobre os efeitos e a legalidade das tarifas impostas por Trump. Juízes da Suprema Corte norte-americana levantaram dúvidas sobre o uso de uma lei de emergências nacionais como base para as medidas, embora ainda não haja previsão para uma decisão definitiva.
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, adotou tom cauteloso ao comentar o anúncio, afirmando à ABC que o “dividendo” ainda não é uma proposta formal. Segundo ele, o benefício “pode vir de muitas formas e por muitos caminhos”.
Bessent destacou que o objetivo central do tarifaço é “reequilibrar o comércio” e incentivar o retorno da produção industrial ao país. Embora o aumento das tarifas tenha elevado a arrecadação em um primeiro momento, o secretário afirmou que a meta de longo prazo é reduzir a dependência de importações e fortalecer a base tributária doméstica.
Dados oficiais mostram que o déficit orçamentário dos EUA caiu US$ 41 bilhões, chegando a US$ 1,775 trilhão no ano fiscal de 2025, encerrado em setembro. O resultado foi impulsionado por uma arrecadação recorde de US$ 195 bilhões em tarifas alfandegárias, alta de US$ 118 bilhões em relação ao ano anterior, segundo a agência Reuters.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

O lugar a que pertencemos

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

Hapvida inaugura novo Centro de Pesquisa Clínica e reforça aposta na inovação em saúde

Em depoimento, Bolsonaro diz que não podia ficar desarmado durante prisão domiciliar: “três mulheres em casa”

Enel investe R$ 2,9 milhões em eficiência energética no TRE de São Paulo

PF aponta suposta fraude contábil no banco de Edir Macedo e compara operação ao caso Master

Após fortes chuvas, duas crateras se abrem e engolem carros na região metropolitana de São Paulo