Diário de São Paulo
Siga-nos
Tragédia

Terremoto de magnitude 6,3 deixa mais de 100 mortos no Afeganistão

A tragédia aconteceu durante o último sábado (07)

Terremoto de magnitude 6,3 deixa mais de 100 mortos no Afeganistão - Imagem: reprodução Twitter
Terremoto de magnitude 6,3 deixa mais de 100 mortos no Afeganistão - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 08/10/2023, às 08h00 - Atualizado às 09h00


Aproximadamente 120 pessoas perderam suas vidas e muitas outras ficaram feridas após um terremoto de magnitude 6,3 sacudir a região ocidental do Afeganistão no último sábado (07).

De acordo com informações do G1, as informações provêm da autoridade regional responsável pela gestão de desastres.

Conforme comunicado por Mohammad Abdullah Jan, porta-voz da autoridade nacional encarregada de lidar com calamidades no país, quatro aldeias no distrito de Zenda Jan, em Herat, foram impactadas pelo terremoto, resultando em danos significativos em dezenas de residências.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou que o epicentro do abalo sísmico se encontrava a 40 quilômetros a noroeste da principal cidade da região, Herat. Logo em seguida, foram registrados sete tremores secundários com magnitudes variando entre 4,6 e 6,3.

Em Herat, cidadãos e comerciantes evacuaram edifícios por volta das 11h, no horário local (03h30 em Brasília), quando os abalos sísmicos se iniciaram.

O USGS, em seu relatório preliminar, sugeriu que o número de vítimas pode ser superior, possivelmente atingindo a casa das centenas de óbitos.

É provável que haja um número significativo de vítimas e que a catástrofe seja potencialmente extensa", afirmou o instituto.

Compartilhe  

últimas notícias