Diário de São Paulo
Siga-nos
Chips

Taiwan se torna centro de disputa entre China e EUA

Tensões políticas e econômicas em torno da tecnologia, da IA a eletrodomésticos

Taiwan - Imagem: Reprodução | Portal forte.jor.br
Taiwan - Imagem: Reprodução | Portal forte.jor.br

Marina Roveda Publicado em 18/09/2023, às 08h02


Os chips semicondutores, muitas vezes chamados apenas de chips, tornaram-se peças indispensáveis em nossa vida cotidiana. Eles estão presentes em uma ampla gama de dispositivos, desde cartões de banco até eletrodomésticos como geladeiras, micro-ondas e cafeteiras, além de lâmpadas de LED. Mesmo quando não percebemos, esses chips desempenham um papel crucial em muitos aspectos de nossa sociedade.

A crescente demanda por chips semicondutores levou os Estados Unidos e a China a centrarem sua atenção em Taiwan, que produz cerca de 90% desses chips. Isso resultou em uma disputa política e econômica que se desenrola como uma batalha tecnológica perigosa.

Os chips estão presentes em uma variedade de dispositivos, desde computadores e smartphones até carros. De fato, um carro novo costuma conter em média mil chips. Eles também são encontrados em eletrodomésticos, como máquinas de lavar louça e cafeteiras, e em praticamente qualquer dispositivo com um botão de ligar e desligar.

Esses chips são fundamentais para o avanço tecnológico, especialmente aqueles mais avançados produzidos em Taiwan, que são essenciais para o desenvolvimento de tecnologias como a inteligência artificial. No entanto, o acesso a esses chips tornou-se um dos principais desafios enfrentados atualmente.

A ilha de Taiwan é responsável pela produção da maioria esmagadora dos chips mais avançados do mundo. Conforme a demanda por esses componentes cresce, eles se tornam um recurso altamente disputado, o que pode resultar em tensões políticas e econômicas significativas.

A "Lei de Moore", proposta por Gordon Moore, um dos pioneiros na indústria de semicondutores, previu que os chips se tornariam menores e mais poderosos a cada ano e meio. Essa regra tem sido um princípio orientador no desenvolvimento de chips e continua a impulsionar a inovação na indústria de tecnologia.

Compartilhe  

últimas notícias