Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

SURTO: Índia fecha escolas e escritórios de todo país após vírus mortal

O vírus é transmitido por morcegos e porcos e causa febre

SURTO: Índia fecha escolas e escritórios de todo país após vírus mortal - Imagem: reprodução Freepik
SURTO: Índia fecha escolas e escritórios de todo país após vírus mortal - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 14/09/2023, às 15h13


O estado de Kerala, no sul da Índia, decidiu fechar escolas, escritórios e transportes públicos na última quarta-feira (13), em busca de impedir a propagação do vírus mortal Nipah, que já matou duas pessoas nos últimos dias.

A doença é transmitida por morcegos e porcos e causa uma febre mortal. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ele também pode ser transmitido por alimentos contaminados ou pelo contato com pessoas infectadas.

De acordo com a CNN, o ministro-chefe do estado de Kerala, Pinarayi Vijayan, disse que o vírus foi detectado no distrito de Kozhikode e pediu aos residentes que tenham cautela e sigam as diretrizes de segurança e restrição do departamento de saúde.

Até o momento, mais de 700 pessoas em Kerala foram identificadas como contatos próximos das vítimas e estão sendo testadas para o vírus. Como citado acima, duas delas morreram desde 30 de agosto, no quarto surto do vírus no estado desde 2018, forçando as autoridades a declarar zonas de contenção em pelo menos sete vilarejos no distrito de Kozhikode.

Compartilhe  

últimas notícias