Diário de São Paulo
Siga-nos
Crise Diplomática

Rússia expulsa diplomatas britânicos de Moscou

Segundo o Kremlin, os diplomatas eram suspeitos de espionagem e sabotagem contra o governo russo

Rússia expulsa diplomatas britânicos de Moscou - Imagem: Reprodução / Instagram / @russian_kremlin
Rússia expulsa diplomatas britânicos de Moscou - Imagem: Reprodução / Instagram / @russian_kremlin

William Oliveira Publicado em 13/09/2024, às 08h59


Nesta sexta-feira (13), o governo da Rússia expulsou seis diplomatas britânicos que estavam em Moscou. De acordo com o Kremlin, os diplomatas eram suspeitos de espionagem e sabotagem.

Segundo a FSB, sucessora da KGB e principal agência de inteligência russa, alega possuir documentos que evidenciam que o departamento do Ministério das Relações Exteriores britânico em Londres, tinha como tarefa garantir a derrota da Rússia na guerra contra a Ucrânia.

"Nesse contexto, com base em documentos fornecidos pelo Serviço Federal de Segurança da Rússia e como resposta às inúmeras medidas hostis tomadas por Londres, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em cooperação com as agências envolvidas, encerrou o credenciamento de seis membros do departamento político da Embaixada Britânica em Moscou, cujas ações apresentam sinais de espionagem e sabotagem", disse o FSB em um comunicado.

O que diz o governo britânico?

Logo após a acusação, a embaixada britânica em Moscou optou por não responder imediatamente sobre o ocorrido, mas, em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido disse que as acusações feitas pela FSB são “completamente infundadas”.

“As autoridades russas revogaram o credenciamento diplomático de 6 diplomatas do Reino Unido na Rússia no mês passado, após ações tomadas pelo governo do Reino Unido em resposta à atividade dirigida pelo Estado russo em toda a Europa e no Reino Unido”, afirma o comunicado. 
Compartilhe