Diário de São Paulo
Siga-nos

Relatório mostra excesso de consumo alimentar na Europa

A Europa importa dois terços da quantidade de comida que exporta, consome mais do que precisa e ainda põe fora fora parte dos alimentos de que dispõe, afirma

Relatório mostra excesso de consumo alimentar na Europa
Relatório mostra excesso de consumo alimentar na Europa

Redação Publicado em 24/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 15h43


Levantamento da ONG WWF foi divulgado hoje

A Europa importa dois terços da quantidade de comida que exporta, consome mais do que precisa e ainda põe fora fora parte dos alimentos de que dispõe, afirma a organização não governamental (ONG) ambientalista WWF, em relatório divulgado hoje (24.Relatório mostra excesso de consumo alimentar na EuropaRelatório mostra excesso de consumo alimentar na Europa

“A Europa come o Mundo” é o título do trabalho da WWF, que concluiu que o mundo “já produz alimentos suficientes para toda a população” mas que é preciso mudanças no sistema comercial e de produção para que cheguem a todos.

“A transformação mais drástica reside na mudança de dietas, com a substituição de carne e laticínios produzidos intensivamente por alimentos à base de plantas”, defende a WWF, que pede à União Europeia que reduza a “parte desproporcional dos recursos globais que consome para se alimentar a si própria”.

Em números de 2020, a União Europeia importou 122 bilhões de euros em produtos agroalimentares e exportou 184 bilhões. A Europa ganha porque exporta produtos de alto valor e importa produtos de baixo valor, mas quem sofre é “o fornecimento alimentar mundial”, diz a WWF.

“Importamos cacau e exportamos chocolate, importamos soja para ração animal e exportamos produtos lácteos. Em vez de ser o `celeiro` do mundo, a UE é a `mercearia`, vendendo produtos destinados principalmente a consumidores mais ricos” resume a organização.

A WWF aponta o efeito no mundo que os padrões de consumo europeus provocam, salientando que “os atuais níveis elevados de produção alimentar só são possíveis graças à importação maciça de recursos”.

Para a organização, a mudança deve ser para a “produção de gado em pastagem” em vez de importar produtos agrícolas “que conduzem à destruição dos ecossistemas naturais” e tiram espaço a “culturas que se podiam destinar à alimentação humana”.

Os produtos agrícolas importados para a Europa, sobretudo a soja, são cultivados à custa de florestas destruídas nos trópicos: “entre 2005 e 2017, cerca de 3,5 milhões de hectares de floresta foram destruídos para produzir produtos agrícolas” para o mercado europeu, emitindo gases de efeito estufa equivalentes a 40% das emissões anuais europeias.

Dentro das fronteiras europeias, pratica-se agricultura industrial assentada “num modelo extrativo que desgasta a base de recursos naturais de que depende”, levando à perda de biodiversidade, a solos menos saudáveis e poluição provocada pelo uso de fertilizantes, que chegam também aos ecossistemas aquáticos.

No pescado, a Europa importa quase o dobro do que produz, com 5,1 milhões de toneladas e 9,5 milhões de toneladas importadas em números de 2019, correspondendo ao consumo de mais de 12% do total produzido no mundo. Só em marisco, cada europeu consome anualmente em média 24 quilos, mas só 40% é produção europeia.

Esse consumo, destaca a WWF, pesa nos ecossistemas e nos recursos pesqueiros do mundo, mais de um terço dos quais são “explorados para além de níveis sustentáveis”.

A WWF estima que cada europeu desperdice 173 quilos de alimentos anualmente, indicando ainda que “15% da produção alimentar total se perca durante ou pouco depois da colheita de cada ano”.

A diretora da WWF Portugal, Ângela Morgado, salientou que a invasão russa da Ucrânia, com impacto na produção de cereais, corre o risco de ser “instrumentalizado” para se reduzirem os compromissos ambientais europeus em favor de aumentos de produção.

“Apenas um sistema alimentar mais sustentável será capaz de proporcionar segurança alimentar. A UE não deve concentrar-se em produzir mais, mas sim em produzir e consumir melhor, de forma diferente”, defendeu.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias