Diário de São Paulo
Siga-nos
Guiana

Presidente da Guiana se mostra aberto a negociação sobre Essequibo

A afirmação foi feita em resposta a uma postagem do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, na plataforma X (antigo Twitter)

O presidente da Guiana, Irfaan Ali - Imagem: Reprodução | TV Globo
O presidente da Guiana, Irfaan Ali - Imagem: Reprodução | TV Globo

Marina Roveda Publicado em 10/12/2023, às 15h01


Neste sábado (9), o presidente da Guiana, Irfaan Ali, declarou que está aberto a conversas e reuniões sobre a tensão na disputa pela região de Essequibo. A afirmação foi feita em resposta a uma postagem do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, na plataforma X (antigo Twitter), onde Maduro admitiu a possibilidade de diálogo com as autoridades guianenses.

Ali ressaltou o compromisso da Guiana com a paz na região e afirmou que a Corte Internacional de Justiça (CIJ) determinará a polêmica na fronteira Guiana/Venezuela. Ele destacou a intransigência no respeito ao direito internacional e deixou claro que não se opõe a conversas e reuniões, demonstrando responsabilidade como pessoa e como líder do país.

Estamos comprometidos com a paz na região. A #CIJ (Corte Internacional de Justiça) determinará, finalmente, a polêmica na fronteira Guiana/Venezuela. Somos intransigentes nesse aspecto e no respeito pelo direito internacional. Deixamos claro que não temos oposição a conversas e reuniões como pessoas responsáveis ​​e como país”, publicou Ali. 

Anteriormente, Maduro havia expressado o desejo de "paz e compreensão" para a região, mas posteriormente elevou o tom ao afirmar que o povo venezuelano saiu em defesa da Guiana Essequiba, destacando a vontade soberana da Venezuela.

Compartilhe  

últimas notícias