Diário de São Paulo
Siga-nos
Dinamarca

Plebeia australiana será a próxima rainha da Dinamarca; conheça

Nascida na Austrália, Mary Donaldson, 51, teve origem 'comum'

Plebeia australiana será a próxima rainha da Dinamarca; conheça - Imagem: Reprodução | Redes Sociais - Keld Navntoft
Plebeia australiana será a próxima rainha da Dinamarca; conheça - Imagem: Reprodução | Redes Sociais - Keld Navntoft

Marina Milani Publicado em 10/01/2024, às 06h55


A princesa Mary da Dinamarca, nascida na Austrália, ganhou o coração dos dinamarqueses não apenas por sua ascensão de "plebeia" a princesa, mas também por seu estilo pessoal e seu compromisso com causas progressistas. Em meio à abdicação da rainha Margrethe II, Mary está prestes a assumir o trono, mantendo uma popularidade de cerca de 85%, segundo pesquisa recente.

Mary, conhecida por seu engajamento na luta contra as mudanças climáticas, defesa da sustentabilidade e apoio aos direitos das mulheres e crianças, conquistou a população dinamarquesa em duas décadas. Seu profissionalismo e diligência são destacados, e sua popularidade supera muitos membros da monarquia.

Nascida na Tasmânia, Mary iniciou sua carreira na publicidade após estudar Direito e Comércio. Sua história de amor com o príncipe Frederik X começou de maneira inusitada durante os Jogos Olímpicos em Sydney, resultando em um casamento secreto em 2004.

Popularidade e Compromisso: Mesmo com raízes escocesas, a princesa é celebrada como um "tesouro local" na Austrália, embora tenha renunciado à cidadania australiana e britânica. No Reino Unido, a imprensa britânica tenta redesenhá-la como "Mary, a rainha da Escócia", provocando reações na Austrália.

Sua renúncia ao drama, compromisso com causas públicas e apoio à comunidade LGBTQ+ conquistaram admiradores, inclusive entre antimonarquistas. Seu estilo acessível e pé no chão a diferencia em meio às tendências republicanas australianas.

Mary, a futura rainha da Dinamarca, personifica um "conto de fadas" moderno, onde sua jornada de garota de camiseta e shorts na Tasmânia para se tornar uma princesa é celebrada por dinamarqueses e australianos.

Compartilhe  

últimas notícias