Diário de São Paulo
Siga-nos
Violência Policial

Perturbador: policiais são flagrados socando e chutando suspeito nos EUA e vídeo viraliza

O crime aconteceu no estado do Arkansas

Imagens chocaram os internautas, que associaram o episódio ao assassinato de George Floyd - Imagem: Reprodução/Twitter @AttorneyCrump
Imagens chocaram os internautas, que associaram o episódio ao assassinato de George Floyd - Imagem: Reprodução/Twitter @AttorneyCrump

Mateus Omena Publicado em 22/08/2022, às 17h25


Três policiais norte-americanos foram suspensos após um vídeo que os mostra agredindo violentamente um homem em uma detenção viralizar na internet. O crime aconteceu no Arkansas, no sul dos Estados Unidos.

Dois dos policiais são adjuntos do Gabinete do Xerife do Condado de Crawford, e o terceiro é um oficial do Departamento de Polícia de Mulberry, informou a emissora CNN.

O vídeo foi gravado por um pedestre perto da cidade de Mulberry no domingo (21) e foi compartilhado nas redes sociais. As imagens mostram os três agentes segurando um homem branco, dando joelhadas, chutando suas pernas e batendo seu rosto contra o chão de cimento.

"Isto é grave", diz alguém perto da câmera, que capta sua voz. Quando os pedestres tentam se aproximar dos policiais, um deles exige que se afastem.

A cena brutalidade policial provocou indignação no país, tanto que muitos internautas relacionaram a ocorrência á morte de George Floyd, um homem negro asfixiado por um policial branco em Minneapolis em maio de 2020.

A polícia do estado do Arkansas disse que abriu uma investigação para apurar a infração de "abuso da força" por parte dos agentes.

Gary Baxter, prefeito de Mulberry, anunciou que um dos oficiais foi colocado em "licença administrativa" até o resultado da investigação. Os outros dois, que trabalham no condado de Crawford, também foram suspensos, informou a polícia do Arkansas.

De acordo com agência de notícias France Press (AFP), o homem que aparece sendo detido no vídeo é Randall Worcester, de 27 anos. Ele foi levado para o hospital antes de ser preso, de acordo com as autoridades. Worcester está preso sob fiança de US$ 15 mil ( cerca de R$ 77 mil na cotação atual).

Worcester é investigado por supostamente ter ameaçado um funcionário de um posto de gasolina em uma cidade vizinha, disse o xerife do condado de Crawford, Jimmy Damante, à CNN.

Quando foi visto em Mulberry, Worcester inicialmente cooperou, mas depois tentou atacar os policiais.

Um policial sofreu ferimentos leves na cabeça durante a briga, disse o xerife.

A emissora local 40/29 News informou que Worcester foi acusado de uma série de crimes que incluem agressão, assalto e resistência à prisão. Já Damante não informou se ele estava armado.

Compartilhe  

últimas notícias