Diário de São Paulo
Siga-nos
Oriente Médio

Oriente Médio fica em alerta para possível ataque iraniano

Aumento das preocupações com possível retaliação iraniana mantém voos cancelados por mais dois dias

Ataque israelense à embaixada iraniana na Síria. - Imagem: Reprodução | X (Twitter) - @AFPnews
Ataque israelense à embaixada iraniana na Síria. - Imagem: Reprodução | X (Twitter) - @AFPnews

por Marina Milani

Publicado em 11/04/2024, às 08h55


A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou nesta quinta-feira (11) a decisão de prorrogar a suspensão de seus voos para Teerã, capital do Irã, em meio às crescentes tensões na região do Oriente Médio. A medida é uma resposta às preocupações relacionadas a possíveis retaliações do Irã após um suposto ataque aéreo israelense à embaixada iraniana na Síria.

De acordo com informações divulgadas por uma agência de notícias iraniana, o espaço aéreo sobre Teerã teria sido fechado para exercícios militares, gerando ainda mais incertezas e instabilidade na região. Apesar da posterior negação da notícia, o clima de alerta permanece diante do contexto delicado.

A suspensão dos voos de e para Teerã pela Lufthansa foi estendida até provavelmente o dia 13 de abril, abrangendo um período adicional de dois dias. A empresa tomou a decisão de não operar um voo de Frankfurt para Teerã no último fim de semana, visando evitar que a tripulação precisasse desembarcar e passar a noite na cidade iraniana.

A Lufthansa e sua subsidiária Austrian Airlines são as únicas companhias aéreas ocidentais que mantêm voos regulares para Teerã. No entanto, diante das circunstâncias atuais, a Austrian Airlines está ajustando os horários de seus voos para evitar paradas durante a noite na capital iraniana.

Outras companhias aéreas internacionais que operam voos para Teerã ainda não se pronunciaram sobre possíveis alterações em suas operações. O espaço aéreo iraniano é uma rota importante para empresas como Emirates e Qatar Airways, que oferecem voos para a América do Norte.

As tensões na região do Oriente Médio aumentaram desde o suposto ataque à embaixada iraniana na Síria, atribuído a Israel. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que Israel "precisa ser punido e será" pela ação, enquanto Israel se mantém em alerta, pronta para responder a qualquer eventual ataque iraniano. A situação permanece volátil, com ambos os países trocando acusações e ameaças. 

Compartilhe  

últimas notícias