Diário de São Paulo
Siga-nos
Dia Internacional dos Migrantes

ONU pede por uma gestão mais humana e organizada das migrações

Secretário-geral da ONU ressalta que cerca de 114 milhões de pessoas deslocadas globalmente

Imigrantes - Imagem: Reprodução | Metaxakis/AFP
Imigrantes - Imagem: Reprodução | Metaxakis/AFP

Marina Milani Publicado em 18/12/2023, às 08h43


Na mensagem divulgada nesta segunda-feira (18) em celebração ao Dia Internacional dos Migrantes, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, enfatizou a necessidade urgente de uma gestão segura das migrações, fundamentada na solidariedade e no respeito pelos direitos humanos. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2000.

Guterres relembrou a adoção, há cinco anos, do Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular pela comunidade internacional. No entanto, lamentou que muitas das medidas contidas no acordo permaneçam como exceção e não como regra. Ele destacou a importância de trabalhar para uma gestão mais humana e organizada da migração, visando o benefício de todos, incluindo as comunidades de origem, trânsito e destino.

A diretora-geral adjunta de Operações da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Ugochi Daniels, ressaltou na semana passada que o Dia Internacional dos Migrantes é uma oportunidade para a imprensa e a comunidade internacional colaborarem para evitar a perpetuação de estereótipos sobre os migrantes, reforçando preconceitos negativos ou conceitos equivocados.

Daniels abordou os principais desafios enfrentados pelos migrantes, mencionando a crise climática, que pode expor até 3 bilhões de pessoas a ondas de calor extremas até 2090, em um cenário de aquecimento global elevado. A ONU estima que, globalmente, existam atualmente 114 milhões de pessoas deslocadas, incluindo 36 milhões de refugiados.


Compartilhe  

últimas notícias