Diário de São Paulo
Siga-nos
Pequeno herói

Menino de 7 anos salva colega engasgado com procedimento que aprendeu em série de TV

David Diaz Jr. recebeu o prêmio do governo de Nova York por sua ação heroica

David Diaz Jr. ao lado de seu pai, David Diaz Sr., em programa de TV narrando o incidente em escola - Imagem: reprodução/Fox
David Diaz Jr. ao lado de seu pai, David Diaz Sr., em programa de TV narrando o incidente em escola - Imagem: reprodução/Fox

Mateus Omena Publicado em 13/07/2022, às 12h03


Um menino se consagrou como um herói depois de salvar a vida de um colega de escola que havia se engasgado com o lanche na hora do intervalo. Apesar da surpresa das testemunhas, a criança disse que aprendeu os procedimentos de emergência em uma famosa série de TV.

O episódio aconteceu em meados de junho na escola Woodrow Wilson Elementary em Binghamton, Nova York (EUA), segundo a Fox News.

David Diaz Jr. de 7 anos, estava aproveitando o horário de almoço na escola para descansar e conversar com os amigos, quando de repente percebeu que um colega a sua frente estava passando mal após ter comido um pedaço do lanche.

Ele rapidamente entrou em ação e executou a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros aplicada em casos de emergência por asfixia.

O caso ganhou ampla repercussão no país. O garoto e seu pai, David Diaz Sr. foram convidados para o programa “Fox & Friends” na última quinta-feira (7), onde relataram o incidente.

Durante a entrevista, David Diaz Jr. explicou que sabia exatamente como proceder naquela situação, pois havia aprendido em uma cena de “The Good Doctor”, série do canal ABC. O programa é protagonizado por um jovem cirurgião com espectro autista que enfrenta diversos desafios em seu dia a dia em um hospital.

"Eu fiquei surpreso", disse o menino sobre o momento em que viu seu colega em agonia. "Eu não sabia o que fazer, então apenas me aproximei fiz”.

Segundo David Diaz Jr.,o ambiente do refeitório estava sendo monitorado pelos professores. No entanto, quando o colega começou a passar mal, quase ninguém notou e ele era o único que se encontrava próximo da vítima. Então, decidiu ajudar.

Ao aplicar a manobra de Heimlich, o aluno engasgado conseguiu se livrar do pedaço de alimento que havia se alojado em sua garganta. Ele foi encaminhado para a enfermaria da escola, onde foi avaliado, e a direção do colégio entrou em contato com a família dele.

Depois do incidente, David Diaz Jr. ganhou reconhecimentos e elogios de colegas, professores e outras pessoas que souberam do caso. Muitos o enalteceram pela sua coragem e pelo rápido raciocínio, que contribuíram para salvar a vida do colega.

O pequeno ficou famoso na região e sua iniciativa também rendeu a ele um prêmio. Em 13 de junho, a superintendente do Distrito Escolar da Cidade de Binghamton, Dra. Tonia Thompson, e o Senador do Estado de Nova York Fred Akshar presentearam o menino com o Prêmio de Comenda do Senado do Estado de Nova York por seu ato heroico.

No programa da Fox, o pai. David Diaz Sr. declarou que está "muito orgulhoso" de seu filho pela sua valentia e solidariedade com o colega. "Eu só estava me perguntando como ele sabia como fazer a manobra de Heimlich”.

Compartilhe  

últimas notícias