Diário de São Paulo
Siga-nos
VENEZUELA

Maduro determina o bloqueio da rede social X

Rede social ficará inativa durante 10 dias

Maduro determina o bloqueio da rede social X - Imagem: Reprodução / Instagram / @nicolasmaduro
Maduro determina o bloqueio da rede social X - Imagem: Reprodução / Instagram / @nicolasmaduro

William Oliveira Publicado em 09/08/2024, às 09h39


Na noite desta quinta-feira (8), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, determinou o bloqueio de 10 dias da rede social X. Mais cedo, no mesmo dia, Maduro havia ordenado o bloqueio do X, mas não tinha especificado a data de início.

Segundo a agência France-Presse (AFP), após a solicitação de Maduro, a rede social parou de funcionar completamente às 21h (22h no horário de Brasília). No momento, o X somente pode ser acessado por meio de VPNs, informou a agência.

A determinação do bloqueio do X, ocorreu após diversas trocas de acusações entre Nicolás Maduro e o dono da rede social, Elon Musk, referentes aos resultados das eleições venezuelanas, que concederam o terceiro mandato a Maduro.

"A rede social X, e Elon Musk, dono do X, violou todas as normas da própria rede social, incitando o ódio, o fascismo, a guerra civil, a morte e o enfrentamento entre venezuelanos. E aqui se respeita a lei. Por isso foi assinada uma proposta feita pela Conatel, que decidiu retirar a rede social X durante 10 dias. Fora X da Venezuela por 10 dias", afirmou Maduro

Segundo Maduro, o bilionário seria o responsável pelo suposto ataque hacker sofrido pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) no dia da votação. Já Musk acusa Maduro em posts na sua conta da rede social.

A Venezuela vem sofrendo diversas manifestações por parte do povo, após a oposição declarar fraude eleitoral com a reeleição de Maduro. Até o momento, 24 pessoas foram mortas em protestos.

Veja a publicação feita por Maduro anunciado o bloqueio do X:

Compartilhe