Líderes da Coreia do Norte e Rússia se reuniram em Vostochny

Marina Roveda Publicado em 13/09/2023, às 07h54
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontraram na base de lançamento espacial russa de Vostochny, no extremo leste do país. Durante o encontro, Kim Jong-un prometeu apoiar Vladimir Putin na "luta sagrada" contra a Ucrânia.
Kim expressou seu apoio aos russos, afirmando que o "exército e o povo russos certamente obterão uma grande vitória na luta sagrada pela punição de um grande mal que reivindica hegemonia e alimenta uma ilusão expansionista".
A conversa entre os líderes durou cerca de quatro horas, e Putin anunciou que Kim Jong-un ainda visitará Vladivostok e as fábricas civis em Komsomolsk.
Kim Jong-un chegou à Rússia de trem na terça-feira e, durante o encontro com Putin, enfatizou que as relações com a Rússia estão entre as prioridades máximas da Coreia do Norte. Ele declarou: "Tenho certeza de que permaneceremos juntos na luta contra o imperialismo".
Além disso, Putin indicou que a Rússia ajudará a Coreia do Norte a construir satélites, já que Pyongyang recentemente tentou lançar dois satélites de espionagem, ambos sem sucesso.
O local do encontro, o Cosmódromo de Vostochny, foi palco do lançamento da missão Luna-25 em agosto, embora tenha falhado devido à colisão do módulo russo contra a Lua.
Putin mencionou o interesse de Kim na engenharia de foguetes e no desenvolvimento espacial e afirmou que discutirão diversos tópicos, incluindo cooperação técnico-militar, cooperação econômica e a situação da região, uma vez que Rússiae Coreia do Norte fazem fronteira.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Messi fica fora de treino antes da semifinal da Copa do Mundo

São Paulo registra madrugada mais fria do ano e cidade aciona plano de proteção contra baixas temperaturas

Sabesp conclui primeira fase de reparos em cratera que deixou nove desabrigados em Osasco

Morte de pastor durante ação policial gera protesto no Jardim São Francisco

Polícia Civil desmonta esquema com mais de 100 empresas de fachada e prende suspeito em São Paulo

Anvisa libera nova vacina contra a gripe para pessoas a partir de seis meses

França declara governadora argentina persona non grata após publicação sobre Mbappé

Ônibus da EMTU invade casa após motorista errar caminho em Itapevi