Diário de São Paulo
Siga-nos
CHINA & RÚSSIA

"Luta sagrada": Kim promete apoio à Rússia contra Ucrânia

Líderes da Coreia do Norte e Rússia se reuniram em Vostochny

Kim Jong-un e Putin. - Imagem: Reprodução | Yuri Kadobnov
Kim Jong-un e Putin. - Imagem: Reprodução | Yuri Kadobnov

Marina Roveda Publicado em 13/09/2023, às 07h54


O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontraram na base de lançamento espacial russa de Vostochny, no extremo leste do país. Durante o encontro, Kim Jong-un prometeu apoiar Vladimir Putin na "luta sagrada" contra a Ucrânia.

Kim expressou seu apoio aos russos, afirmando que o "exército e o povo russos certamente obterão uma grande vitória na luta sagrada pela punição de um grande mal que reivindica hegemonia e alimenta uma ilusão expansionista".

A conversa entre os líderes durou cerca de quatro horas, e Putin anunciou que Kim Jong-un ainda visitará Vladivostok e as fábricas civis em Komsomolsk.

Kim Jong-un chegou à Rússia de trem na terça-feira e, durante o encontro com Putin, enfatizou que as relações com a Rússia estão entre as prioridades máximas da Coreia do Norte. Ele declarou: "Tenho certeza de que permaneceremos juntos na luta contra o imperialismo".

Além disso, Putin indicou que a Rússia ajudará a Coreia do Norte a construir satélites, já que Pyongyang recentemente tentou lançar dois satélites de espionagem, ambos sem sucesso.

O local do encontro, o Cosmódromo de Vostochny, foi palco do lançamento da missão Luna-25 em agosto, embora tenha falhado devido à colisão do módulo russo contra a Lua.

Putin mencionou o interesse de Kim na engenharia de foguetes e no desenvolvimento espacial e afirmou que discutirão diversos tópicos, incluindo cooperação técnico-militar, cooperação econômica e a situação da região, uma vez que Rússiae Coreia do Norte fazem fronteira.

Compartilhe  

últimas notícias