Diário de São Paulo
Siga-nos
Faixa de Gaza

Líder do Hamas mantém abertura para negociações de cessar-fogo em Gaza

Declaração de Haniyeh evidencia busca por acordo antes do Ramadã

Líder do Hamas. - Imagem: Reprodução/ X (twitter) | Reprodução/@ShaykhSulaiman
Líder do Hamas. - Imagem: Reprodução/ X (twitter) | Reprodução/@ShaykhSulaiman

Marina Milani Publicado em 11/03/2024, às 08h05


Neste domingo (10), Ismail Haniyeh, líder do Hamas, afirmou que o grupo continua aberto a negociar um cessar-fogo na região de Gaza. Suas declarações foram feitas poucas horas antes do início do Ramadã em diversos países de maioria muçulmana. Haniyeh enfatizou que a responsabilidade por não alcançar um acordo recai sobre Israel, mas ressaltou a disposição do Hamas em continuar as negociações, independentemente da forma que possam assumir.

Em uma mensagem veiculada pela televisão, Haniyeh declarou: "Se recebermos um compromisso claro do ocupante de se retirar de Gaza, pôr fim à agressão e permitir o retorno das pessoas deslocadas, estamos dispostos a avançar e demonstrar flexibilidade na troca de reféns e prisioneiros". Ele ainda mencionou ter mantido contato com os mediadores - Egito, Catar e Estados Unidos - algumas horas antes do pronunciamento, porém, até então, não houve resultados concretos para um cessar-fogo antes do início do Ramadã.

O Hamas, que controla Gaza desde 2007, reivindica um cessar-fogo permanente e a retirada das tropas israelenses do território. Por sua vez, Israel exige uma lista precisa dos reféns ainda vivos, capturados durante um ataque do Hamas que desencadeou o conflito em outubro do ano passado. Segundo as autoridades israelenses, aproximadamente 130 pessoas permanecem em cativeiro em Gaza, com a suspeita de que 31 delas tenham falecido.

Compartilhe  

últimas notícias