Diário de São Paulo
Siga-nos
ARGENTINA

Javier Milei é o novo presidente da Argentina

Ele deve tomar posse na Casa Rosada no dia 10 de dezembro

Javier Milei. - Imagem: Divulgação / Telegram
Javier Milei. - Imagem: Divulgação / Telegram

Marina Roveda Publicado em 19/11/2023, às 20h21


Javier Milei, representante do Partido A Liberdade Avança, tornou-se o novo presidente da Argentina, de acordo com a confirmação de Sergio Massa, candidato da União pela Pátria, que reconheceu a derrota e parabenizou Milei em uma ligação telefônica. A eleição, marcada pela polarização, foi intensamente disputada, com os dois candidatos buscando votos em uma corrida acirrada. A vitória de Milei representa uma mudança significativa na política argentina, com propostas de governo consideradas radicais.

Com 53 anos, o economista anarcocapitalista enfrenta desafios consideráveis, incluindo a crítica situação econômica do país, com inflação atingindo 142,7% nos últimos 12 meses até outubro. A Argentina enfrenta problemas econômicos crônicos, e Milei promete uma abordagem radical, incluindo a eliminação do Banco Central e a dolarização da economia.

O novo presidente também terá a missão de reconectar uma população dividida e polarizada, um fenômeno observado não apenas na Argentina, mas em várias partes do mundo. A inflação, que atinge índices históricos, será um dos principais desafios a serem enfrentados pelo governo de Milei. O país implementou controle cambial em 2019, mas a inflação persiste, sendo uma das mais altas em três décadas.

Embora tenha conquistado um assento nas eleições legislativas de 2021, recebendo 17% dos votos em Buenos Aires, Milei terá que ir além de seu partido político para obter maioria no Congresso, que está fragmentado. Sua vitória representa uma mudança total na política argentina, trazendo incertezas sobre a implementação de suas propostas, especialmente considerando sua postura inicial contra relações com o Brasil e a China, importantes parceiros comerciais do país.

Compartilhe  

últimas notícias