Diário de São Paulo
Siga-nos
Faixa de Gaza

Israel diz ter matado líder militar radical e fundadora do braço feminino do Hamas

Rafat Harb Hussein Abu Hilal, chefe do CRP, foi morto em ataque aéreo; Israel já matou 7 chefes de grupos terroristas

Israel diz ter matado líder militar radical e fundadora do braço feminino do Hamas - Imagem: Reprodução | G1
Israel diz ter matado líder militar radical e fundadora do braço feminino do Hamas - Imagem: Reprodução | G1

Marina Roveda Publicado em 19/10/2023, às 08h01


As Forças de Defesa de Israel (IDF) divulgaram uma notícia nesta quinta-feira que marcou mais um episódio no conflito em andamento no Oriente Médio. Em um ataque aéreo na cidade de Rafah, na Faixa de Gaza, as IDF anunciaram a morte de Rafat Harb Hussein Abu Hilal, líder do braço militar dos Comitês de Resistência Popular (CRP), um grupo radical classificado como terrorista por Israel.

O ataque, realizado por caças israelenses, foi uma resposta às contínuas hostilidades vindas de grupos militantes na Faixa de Gaza, incluindo o lançamento de foguetes em direção a Israel. Abu Hilal era considerado uma figura-chave do CRP e estava envolvido em atividades hostis contra Israel.

Além da morte de Abu Hilal, as Forças de Defesa de Israel também anunciaram ter bombardeado vários outros alvos terroristas no território da Faixa de Gaza. Isso incluiu a destruição de postos de lançamento de mísseis, túneis, bases de inteligência e centros de comando usados por grupos militantes, incluindo o Hamas.

Este evento ocorre no 13º dia do conflito que se iniciou em 7 de outubro, após um ataque do grupo Hamas contra Israel, resultando em uma escalada de tensões na região. A situação atraiu a atenção internacional, com líderes mundiais buscando uma solução para conter o conflito e proteger os civis da região.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitou Israel recentemente e anunciou apoio financeiro e humanitário à Faixa de Gaza, além de um pacote de defesa para Israel. O Reino Unido também está envolvido, com o primeiro-ministro Rishi Sunak planejando visitar a região.

Enquanto isso, milhares de civis palestinos aguardam a chegada de ajuda humanitária da vizinha Egito. Israel concordou em permitir a entrega de alimentos, água e medicamentos, desde que a ajuda não seja destinada ao grupo militante Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

O transporte da ajuda humanitária a partir do Egito ainda aguarda autorização para atravessar a fronteira, com a passagem de Rafah, no Egito, enfrentando desafios devido a danos decorrentes dos recentes ataques aéreos.

Compartilhe  

últimas notícias