Diário de São Paulo
Siga-nos
Faixa de Gaza

Israel autoriza entrada de ajuda humanitária em Gaza após acordo com os EUA

Israel envia 201 caminhões de ajuda a Gaza, adotando ação excepcional desde o início do conflito em outubro

Benjamin Netanyahu - Imagem: Reprodução | JACQUELYN MARTIN/POOL
Benjamin Netanyahu - Imagem: Reprodução | JACQUELYN MARTIN/POOL

Marina Milani Publicado em 18/12/2023, às 08h33


No último domingo, dia 17, o governo de Israel anunciou a autorização da entrada de 79 caminhões contendo ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, através do ponto de passagem de Kerem Shalom. Essa decisão foi parte de um compromisso feito na sexta-feira anterior com os Estados Unidos, visando mitigar a grave crise humanitária no enclave palestino decorrente do conflito que começou em 7 de outubro.

Esta iniciativa marca a primeira vez desde o início do confronto em outubro que Israel permite a entrada de suprimentos pela fronteira. Segundo o Cogat, órgão militar israelense responsável pelos assuntos civis nos territórios ocupados, 79 caminhões carregados com ajuda humanitária foram inspecionados e direcionados para Gaza através de Kerem Shalom. Além destes, outros 122 caminhões foram enviados para a Faixa de Gaza pela fronteira de Rafah, que conecta o Egito ao enclave, totalizando 201 caminhões enviados nesse domingo.

O Cogat também anunciou que os caminhões da ONU seriam transferidos diretamente para Gaza por Kerem Shalom, em conformidade com o acordo firmado com os Estados Unidos para aumentar o volume diário de ajuda humanitária. Na sexta-feira anterior, o governo israelense havia concedido uma autorização temporária para a entrada de ajuda humanitária em Gaza através de Kerem Shalom, buscando aliviar a sobrecarga na única passagem autorizada, Rafah. Essa decisão foi tomada após a visita a Israel do assessor de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan.

Compartilhe  

últimas notícias