Diário de São Paulo
Siga-nos
Oriente Médio

Irã adverte Israel sobre retaliação: "resposta dolorosa a ataques contra nossos interesses"

Ebrahim Raisi também criticou a falta de ação sobre Gaza

Ebrahim Raisi - Imagem: Divulgação / Kremlin
Ebrahim Raisi - Imagem: Divulgação / Kremlin

por Marina Milani

Publicado em 16/04/2024, às 09h01


O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, emitiu uma advertência severa a Israel nesta terça-feira (16), alertando que Teerã responderá com ferocidade a qualquer ação que vise seus interesses. As declarações seguem o ataque recente ao território israelense, em retaliação ao bombardeio do consulado iraniano em Damasco, ocorrido no último sábado.

"Qualquer movimento contra os interesses do Irã resultará em uma resposta feroz, generalizada e dolorosa contra todos os responsáveis", afirmou Raisi durante uma conversa com o emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, conforme divulgado pela presidência iraniana.

O líder iraniano expressou sua frustração com a falta de ação por parte da comunidade internacional em condenar o ataque ao consulado em Damasco, criticando o que chamou de "fracasso" e "inação" diante dos "crimes dos sionistas" na Faixa de Gaza. Raisi afirmou que o Irã se reservou o direito à autodefesa, levando à concepção e execução do ataque em retaliação.

O Irã lançou uma série de ataques contra Israel, utilizando mais de 300 drones, mísseis de cruzeiro e balísticos, a maioria dos quais foram interceptados pelas defesas israelenses. O ataque foi justificado pelo Irã como uma resposta ao incidente ocorrido em abril, que resultou na morte de sete membros da Guarda Revolucionária e seis cidadãos sírios.

A comunidade internacional, especialmente os países ocidentais, condenou veementemente o ataque do Irã a Israel, instando ambas as partes à contenção máxima para evitar uma escalada ainda maior da violência em uma região já profundamente instável devido aos conflitos entre Israel e o grupo islâmico palestino Hamas na Faixa de Gaza.

Compartilhe  

últimas notícias