Kim Keon Hee, esposa do ex-presidente Yoon Suk Yeol, foi considerada culpada por receber joias e presentes de luxo em troca de favorecimento político e nomeações para cargos públicos.

Redação Publicado em 26/06/2026, às 11h17
A ex-primeira-dama da Coreia do Sul, Kim Keon Hee, foi condenada a mais sete anos de prisão por corrupção, intensificando a crise política que afeta o governo anterior. Ela foi considerada culpada por aceitar presentes de luxo em troca de favorecimento em nomeações públicas.
As investigações revelaram que Kim recebeu joias de alto valor de empresários em troca de influências, incluindo um colar da Van Cleef e um relógio da Vacheron Constantin, totalizando cerca de 103 milhões de won. Além disso, ela já cumpria uma pena anterior de quatro anos por manipulação do mercado financeiro.
Kim Keon Hee nega as acusações, afirmando que os itens eram presentes pessoais sem relação com decisões governamentais. O escândalo se soma a uma série de problemas legais enfrentados pela antiga liderança sul-coreana, incluindo a condenação do ex-presidente Yoon Suk Yeol.
A Justiça da Coreia do Sul condenou nesta sexta-feira (26) a ex-primeira-dama Kim Keon Hee a mais sete anos de prisão por corrupção, ampliando ainda mais a crise política que atingiu o antigo governo sul-coreano.
Esposa do ex-presidente Yoon Suk Yeol, Kim foi considerada culpada por aceitar joias e presentes de luxo em troca de favorecimento em nomeações para cargos públicos.
Segundo a decisão judicial, a ex-primeira-dama recebeu itens de alto valor de empresários e políticos interessados em obter influência dentro do governo. Entre os presentes estariam um colar da marca Van Cleef, um broche da Tiffany, brincos da Graff, além de um relógio de luxo da marca Vacheron Constantin.
As investigações apontam que um empresário do setor da construção civil teria entregue joias avaliadas em cerca de 103 milhões de won — aproximadamente R$ 347 mil — em troca da nomeação do genro para uma função pública.
Além da nova condenação, Kim já cumpria uma pena anterior de quatro anos de prisão por envolvimento em manipulação do mercado financeiro e outros crimes de corrupção.
Durante todo o processo, a ex-primeira-dama negou irregularidades e sustentou que os objetos recebidos eram apenas presentes pessoais, sem qualquer relação com decisões governamentais.
O caso amplia a sequência de escândalos envolvendo a antiga cúpula política sul-coreana. O ex-presidente Yoon Suk Yeol também foi condenado anteriormente a décadas de prisão após ser responsabilizado pela tentativa fracassada de impor uma lei marcial no país.

Honor prepara celular com câmera robótica que segue pessoas e gira quase 360 graus

Vini Jr. surpreende ao revelar novo visual após procedimento estético facial

Receita Federal abre consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira

Suspeito de assalto no trânsito é morto por PM de folga na Zona Oeste de SP

Felipe Neto explica nome 'diferentão' do novo sobrinho: Anakin

Bem humorada e desenvolta: aos 114 anos, paciente passa por cirurgia de alta complexidade no Recife e se recupera bem

Renan Santos faz ataque a Nikolas Ferreira e chama deputado de "franga homofóbica"

Saiba como solicitar o auxílio-aluguel para vítimas de violência doméstica em SP

Flávio Bolsonaro reafirma confiança nas urnas, mas mantém declaração sobre origem de equipamentos

Receita Federal abre consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira