Diário de São Paulo
Siga-nos
Chocante

Família real releva último desejo de Rainha Elizabeth II antes de morrer

A monarca faleceu nesta última quinta-feira (8), no Castelo de Balmoral, na Escócia

Rainha Elizabeth II - Imagem: Reprodução/Facebook
Rainha Elizabeth II - Imagem: Reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 09/09/2022, às 15h27


A rainha Elizabeth II morreu na última quinta-feira (8), aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia.

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, dizia um comunicado oficial emitido pela família real nas redes sociais.

No entanto, antes de sua partida, a Rainha manifestou aos seus familiares e funcionários-chave seus últimos desejos.

Com a morte da monarca, o Príncipe Charles assume o trono real e passa a se chamar Rei Charles III. A mudança também se aplicou a sua esposa, Camila Shand, que ganhou o título de Rainha Consorte.

Apesar da sucessão ao trono ficar para Charles e Camilla ser um fato que não agrada boa parte dos britânicos, essa foi uma das últimas vontades de Elizabeth.

A nora conseguiu o título por determinação de Elizabeth, em fevereiro deste ano, em uma mensagem à nação.

“É meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como rainha consorte, enquanto continua seu próprio serviço leal”, disse a monarca.

O que é uma rainha com sorte?

Por definição, o título de rainha consorte é dado à esposa do rei vigente. Embora Camilla possua o título equivalente ao de Charles, ela não tem a mesma soberania que o marido ou seus poderes políticos e militares.

Esta categoria tem uma função diferente da Rainha, pois esta nasce em uma família real e está, naturalmente, na linha de sucessão. Por conta disso, ela passa a ter certos poderes políticos de acordo com a Constituição.

Camila é casada com Charles desde 2005. No entanto, durante muitos anos, ela foi apontada como amante do então príncipe, enquanto era casado com Lady Diana Spencer, morta em 1997 em um acidente de carro em Paris.

Além disso, Camilla foi casada com Andrew Parker Bowles entre 1973 e 1995, em uma união marcada por casos de adultérios conhecidos um pelo outro, e que chamaram a atenção da imprensa britânica na época.

Em razão destes fatores, Camilla não dispõe de uma forte popularidade entre os cidadãos britânicos, que ainda a culpam pelo divórcio de Charles e Diana e outros desagradáveis episódios que ocorreram à princesa, que apesar de morta, continua sendo adorado por muitas pessoas no Reino Unido.

Compartilhe  

últimas notícias