Diário de São Paulo
Siga-nos
Ciência

Cientistas anunciam a descoberta de mais um planeta fora do Sistema Solar

A Agência Espacial Europeia (ESA) denominou a novidade como LTT9779b

A ESA anunciou a descoberta de mais um planeta fora do Sistema Solar. - Imagem: reprodução I Olhar Digital
A ESA anunciou a descoberta de mais um planeta fora do Sistema Solar. - Imagem: reprodução I Olhar Digital

Juliane Moreti Publicado em 28/07/2023, às 17h18


Neste mês, a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou a descoberta de mais um planeta fora do Sistema Solar, o chamado LTT9779b, em que mais detalhes foram revelados. 

O exoplaneta está localizado a mais de 260 anos-luz da Terra em uma área considerada ''deserto quente'', com altas temperaturas, o tamanho de Netuno e, à noite, é um dos maiores destaques, com exceção da Lua.

Isso porque o LTT9779b reflete cerca de 80% da luminosidade emitida pela estrela que orbita, se tornando, entre esses tipos, o mais brilhante já visto, podendo ser comparado ao Vênus neste aspecto.

De acordo com informações do portal G1, as observaçoes do telescópio europeu Characterising ExoPlanet Satellite (Cheops) permitiu que detalhes tão minuciosos fossem revelados. 

O chamado LTT9779b demora cerca de 19h para dar uma volta completa em torno de sua estrela.

Em relação ao calor, que pode chegar a 2.000C, é devido a proximidade, marca considerada alta demais para a formação de nuvens, por isso, ocorre uma corrente ardente de metal e silicato - supersatura sua atmosfera até formarem nuvens metálicas: chove titânio!

Os únicos exoplanetas descobertos anteriormente com tantos detalhes eram considerados gigantes, maiores do que a Terra ou com características rochosos, diferente do LTT9779b, que tem cinco vezes a dimensão terreste.

exoplaneta-descoberto
Simulação artística do exoplaneta orbitando sua estrela hospedeira. Imagem: reprodução I G1 
Compartilhe  

últimas notícias