Diário de São Paulo
Siga-nos
Perigo

Chocante - mulher tem braços e pernas amputados após comer tilápia; entenda

Uma infecção rara e grave resultou na internação de americana que ingeriu tilápia mal passada

Chocante - mulher tem braços e pernas amputados após comer tilápia; entenda - Imagem: Reprodução/KRON
Chocante - mulher tem braços e pernas amputados após comer tilápia; entenda - Imagem: Reprodução/KRON

Gabrielly Bento Publicado em 18/09/2023, às 19h38


Uma mulher de 40 anos, Laura Barajas, teve os braços e as pernas amputados após contrair uma infecção bacteriana grave depois de comer uma tilápia mal passada. O caso ocorreu na Califórnia, nos Estados Unidos.

Barajas começou a se sentir mal há cerca de dois meses, após comprar o peixe em um mercado local e prepará-lo em casa. Os sintomas incluíam febre, dor e inchaço nos braços e nas pernas.

Ela foi levada ao hospital, onde os médicos diagnosticaram uma infecção causada pela bactéria Vibrio vulnificus. Essa bactéria é encontrada em água salgada e pode causar infecções graves em pessoas com sistemas imunológicos debilitados.

Assim, de acordo com o Metropoles, na última quarta-feira (13), os médicos decidiram amputar todos os braços e as pernas de Barajas para evitar que a infecção se espalhasse. Ela ainda está hospitalizada, mas está se recuperando bem.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), ocorrem entre 150 e 200 casos de infecção por Vibrio vulnificus nos EUA a cada ano. A maioria dos casos ocorre em pessoas com sistemas imunológicos debilitados, como pessoas com câncer, HIV ou doenças crônicas e, essa bactéria pode ser encontrada em água salgada.

“Ela pode causar febre, diarreia, cólicas abdominais, náuseas e vômitos. Em casos graves, pode levar à infecção generalizada e, em 60% dos casos, a lesões nas extremidades do corpo”, diz o Manual das Doenças Transmitidas por Alimentos, da Secretaria de Saúde de São Paulo.

A infecção por Vibrio vulnificus pode ser tratada com antibióticos, mas pode ser fatal em casos graves.

Compartilhe  

últimas notícias