Diário de São Paulo
Siga-nos
IMIGRAÇÃO

Brasileiros lideram tentativas de entrada ilegal nos Estados Unidos nos últimos nove meses

Mais de 14 mil cidadãos do Brasil foram pegos ao tentar atravessar a fronteira de forma clandestina, segundo levantamento exclusivo da AG Immigration

Fronteira EUA. - Imagem: Reprodução | The New York Times
Fronteira EUA. - Imagem: Reprodução | The New York Times

Marina Roveda Publicado em 04/07/2023, às 08h11


No último levantamento realizado pelo escritório de advocacia AG Immigration, com sede em Washington (EUA), foi constatado um aumento alarmante no número de brasileiros que tentam entrar ilegalmente nos Estados Unidos. De acordo com os dados mais recentes do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteira (CBP), um total de 4.216 brasileiros foram detidos na fronteira, representando a quinta alta consecutiva.

A pesquisa revela que ao longo do ano, mais de 14 mil brasileiros foram pegos ao tentar ultrapassar sorrateiramente a fronteira americana. Os números preocupantes mostram um crescimento progressivo desde o início do ano, com um pico alarmante no mês de maio.

Segundo Felipe Alexandre, advogado de imigração e sócio-fundador da AG Immigration, essa explosão de flagrantes com brasileiros pode ser explicada por diferentes fatores. Ele destaca o fim do Título 42 como um dos motivos, pois gerou uma expectativa entre os imigrantes, resultando em um acúmulo de pessoas na fronteira. Além disso, Alexandre ressalta o aumento das ações de grupos criminosos e traficantes humanos na América Latina, que têm se aproveitado do fim do Título 42 para convencer pessoas a realizarem a travessia ilegal, prometendo facilidades que não existem.

Ao analisar todos os encontros registrados entre abril e maio, o Brasil apresentou a sexta maior alta, em comparação com outros países. O termo "encontro" é utilizado pelas autoridades de fronteira para se referir tanto às detenções, quando os imigrantes são levados sob custódia para aguardar julgamento, quanto às expulsões, quando são imediatamente devolvidos ao país de origem ou último país de trânsito.

fesd
Imagem: Reprodução / R7

Embora o Brasil ocupe a 18ª posição na lista de cidadãos flagrados na fronteira dos EUA, o país registrou um número expressivo de 14.513 flagrantes entre janeiro e maio deste ano. Os dados ressaltam a importância de se intensificar os esforços para combater a imigração ilegal e a atuação de grupos criminosos envolvidos nesse tráfico humano.

No geral, os Estados Unidos tiveram 273.000 encontros com imigrantes na fronteira em maio, apresentando uma ligeira queda em relação a abril. O México lidera a lista, com 338.664 cidadãos flagrados na fronteira, seguido pela Venezuela, Colômbia, Guatemala e Honduras.

Esses números refletem uma realidade preocupante e demandam ações conjuntas entre os países envolvidos para combater a imigração ilegal e garantir a segurança das fronteiras. É essencial desenvolver políticas que abordem as causas subjacentes dessas tentativas de travessia ilegal, bem como fortalecer a cooperação internacional no combate ao tráfico humano e às organizações criminosas que se aproveitam da vulnerabilidade dos imigrantes.

Compartilhe  

últimas notícias