Diário de São Paulo
Siga-nos
Usina de Itaipu

Brasil e Paraguai buscam um novo acordo para a divisão da energia produzida por Itaipu

Encontro em Brasília busca revisar acordo energético de 1973

Luiz Inácio Lula da Silva e Santiago Peña. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert
Luiz Inácio Lula da Silva e Santiago Peña. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert

Marina Milani Publicado em 15/01/2024, às 08h44


O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, têm um encontro marcado para a próxima segunda-feira (15) em Brasília. A reunião, agendada para as 11 horas no Palácio Itamaraty, abordará diversos temas, sendo um dos principais o acordo sobre a usina hidrelétrica de Itaipu.

A negociação entre Brasil e Paraguai busca estabelecer um novo acordo para a divisão da energia produzida por Itaipu, localizada na fronteira entre os dois países. A usina é uma das maiores fontes de energia para ambas as nações. O acordo atual, assinado em 1973, está sendo revisado para assegurar uma divisão mais equitativa da energia gerada.

A expectativa é que durante a reunião os presidentes discutam detalhes do novo acordo, buscando soluções que beneficiem tanto o Brasil quanto o Paraguai. A importância desse encontro reside não apenas na questão energética, mas também na consolidação das relações diplomáticas entre os dois países.

A necessidade de manter um diálogo constante e efetivo será reforçada durante a reunião, visando resolver questões de interesse mútuo e fortalecer os laços entre Brasil e Paraguai. 

Compartilhe  

últimas notícias