Diário de São Paulo
Siga-nos
Venezuela

Brasil acompanha com preocupação o processo eleitoral na Venezuela

Itamaraty expressa preocupação com falta de explicação sobre impedimento de candidata da oposição venezuelana

Candidata inelegível na Venezuela. - Imagem: Reprodução | Redes Sociais
Candidata inelegível na Venezuela. - Imagem: Reprodução | Redes Sociais

Marina Milani Publicado em 27/03/2024, às 07h19


O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou uma nota nesta terça-feira (26) expressando a expectativa e a preocupação do Brasil em relação ao processo eleitoral em curso na Venezuela. Com as eleições presidenciais agendadas para o dia 28 de julho, a atenção se volta para os desdobramentos desse processo democrático.

A principal frente de oposição da Venezuela enfrentou dificuldades para registrar sua candidata, Corina Yoris, no site do Conselho Nacional Eleitoral, responsável pelo processo eleitoral. O prazo para inscrição encerrou-se na noite de segunda-feira (25), gerando incertezas quanto à participação plena da oposição no pleito.

Na nota divulgada pelo Itamaraty, o governo brasileiro expressa preocupação com o desenrolar do processo eleitoral, destacando que o impedimento da candidata indicada pela Plataforma Unitaria, força política de oposição, não está em consonância com os acordos estabelecidos em Barbados. A falta de uma explicação oficial para esse impedimento também é mencionada como ponto de preocupação.

Apesar das dificuldades enfrentadas pela oposição, onze candidatos ligados a correntes opositoras conseguiram registrar suas candidaturas, incluindo o atual governador de Zulia, também membro da Plataforma Unitaria.

O Brasil reitera sua disposição em colaborar com outros membros da comunidade internacional para garantir que o pleito de 28 de julho seja um passo importante para a normalização da vida política e o fortalecimento da democracia na Venezuela, país vizinho e amigo do Brasil.

Além disso, o governo brasileiro manifesta seu repúdio a quaisquer sanções que, além de ilegais, contribuem para o isolamento da Venezuela e o agravamento do sofrimento do seu povo.

Compartilhe  

últimas notícias