Diário de São Paulo
Siga-nos
Mobilidade

Bicicleta supera carro como meio de transporte em Paris

Crescimento do uso da bicicleta supera carro pela primeira vez

Bicicleta supera carro como meio de transporte em Paris - Imagem: Reprodução/Freepik
Bicicleta supera carro como meio de transporte em Paris - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 17/04/2024, às 18h38


Em um marco para a mobilidade urbana, Paris anuncia que a bicicleta se tornou o meio de transporte mais utilizado pelos seus habitantes, superando o carro pela primeira vez.

De acordo com um estudo recente do Institut Paris Région (IPR), 11,2% dos parisienses utilizam a bicicleta para seus deslocamentos diários, enquanto apenas 4,3% optam pelo carro.

Segundo a pesquisa recente, 53,3% dos parisienses optam por caminhar para se locomover, enquanto 30% utilizam o transporte coletivo, sendo essas as opções preferidas.

A Folha de S.Paulo afirma que a bicicleta também conquista a sociedade para trajetos entre Paris e seus subúrbios dos arredores: 14% dos habitantes da região metropolitana escolhem pedalar, contra 11,8% que optam pelo carro.

Os dados, divulgados em 4 de abril, revelam ainda que 66,1% dos residentes na capital francesa utilizam o transporte público diariamente, enquanto 5,5% preferem ir a pé para seus destinos.

A pesquisa, conduzida de outubro de 2022 a abril de 2023, coletou informações de 3.337 habitantes da área com idades entre 16 e 80 anos que concordaram, entre outros aspectos, em ser monitorados por satélite por uma semana.

Por meio de sua conta no X (antigo Twitter), o vice-prefeito responsável pela renovação das áreas públicas e mobilidade em Paris, David Belliard, demonstrou satisfação com os avanços alcançados no plano de transformação da cidade em um ambiente mais sustentável.

"Agora é oficial: atualmente, há mais deslocamentos por bicicleta do que por carro na cidade de Paris, no momento dos Jogos Olímpicos! É o objetivo que nós havíamos fixados dentro do plano #vélo [nome dado ao programa da prefeitura]", comentou.

Compartilhe  

últimas notícias