Diário de São Paulo
Siga-nos
Curioso

Bebê quase perde parte do pênis por causa de cabelo da mãe; entenda o que aconteceu

A criança, de apenas 11 meses, foi diagnosticada com síndrome do torniquete capilar

Bebê quase perde parte do pênis por causa de cabelo da mãe; entenda o que aconteceu - Imagem: reprodução Freepik
Bebê quase perde parte do pênis por causa de cabelo da mãe; entenda o que aconteceu - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 02/08/2023, às 13h00 - Atualizado às 13h22


No Paquistão, um bebê de apenas 11 meses passou por uma situação delicada quando um fio de cabelo da mãe se enrolou em seu pênis, interrompendo a circulação sanguínea no local.

De acordo com informações do Metrópoles, esse estrangulamento de uma parte do corpo por um fio de cabelo é conhecido como síndrome do torniquete capilar. Embora seja rara, a síndrome representa um risco à saúde dos bebês, pois, em casos extremos, pode ser necessário realizar a amputação da área afetada.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta que, em situações de choro persistente, tanto os pais quanto os médicos devem verificar cuidadosamente a criança, removendo toda a vestimenta e analisando se há fios de cabelo presos nas extremidades.

O caso do pequeno paquistanês foi relatado na última edição da revista científica Urology Case Reports. Segundo os médicos envolvidos, o pai da criança notou que o pênis do filho estava pálido.

A genitália do bebê estava envolta por um fio de cabelo, o que deixou a ponta do pênis presa apenas por uma pele. Além disso, o cabelo cortou a uretra do bebê, tornando difícil para ele urinar adequadamente.

Felizmente, os médicos conseguiram reparar parte dos danos ao pênis e inseriram um cateter para ajudar a criança a voltar a urinar normalmente.

Seis meses após a cirurgia, os pais retornaram com a criança para uma consulta médica e o resultado da cirurgia foi considerado esteticamente e funcionalmente satisfatório.

Compartilhe  

últimas notícias