A ação da Polícia Civil de Mato Grosso revela o envolvimento da empresa com o PCC e práticas fraudulentas para obter licenças da ANP
por Leandro Mazzini
Publicado em 27/09/2024, às 11h02
A Copape atuou como um polvo no mercado de combustíveis no Brasil nos últimos anos, estendendo sua operação com laranjas e em empresas do ramo em outros Estados. A Polícia Civil de Mato Grosso acaba de desbaratar o bando no Estado, com a Operação Barril Vazio. A Copape, que segundo o Instituto Combustível Legal seria o braço operacional da facção PCC, e que teve operação interditada pela Agência Nacional de Petróleo, já havia enganado o órgão federal com outra formuladora. A operação obrigou o braço da empresa no MT a suspender a distribuição. Os laranjas dessa formuladora comprada pelo grupo paulista, segundo as investigações, usaram escrituras públicas de terras contínuas e documentos falsificados para aumentar o capital social da empresa e assim obter na ANP a licença para operação. A Coluna apurou no mercado de combustíveis que todos os pedidos de gestão de formuladora de combustíveis existentes hoje na Agência são direta ou indiretamente ligados ao grupo suspeito.
O presidente Nayib Bukele indicou para embaixador de El Salvador no Brasil o seu ministro-conselheiro em Washington, Luis Alberto Bermúdez, a quem o Itamararty já concedeu o agrément. Bermúdez é um diplomata experiente com fortes laços nos EUA, onde se graduou, e chega a Brasília com a missão de melhorar as relações bilaterais, chamuscadas pelo discurso duro de Bukele contra a esquerda latino-americana.
Gustavo Petro, presidente da Colômbia, deu o cano em Lula da Silva em Nova York. Eles teriam uma audiência na quarta (25) mas o colombiano preferiu se reunir com a diretora-geral do FMI, demonizado pela esquerda. Petro está fugindo de Lula, que afaga Nicolás Maduro, enquanto a Colômbia cobra duramente as atas eleitorais escondidas.
Depois de se aproximar do Exército – o Comandante da Força visitou Pequim em julho – a China agora faz um approach com a Marinha que, não por acaso, comanda o ambicioso e cobiçado Programa Nuclear de submarinos. Ontem, na Lapa do Rio de Janeiro, 100 músicos militares dos dois países se apresentaram num concerto sinfônico.
O governador Mauro Mendes (MT) assinou a Ordem de Serviço para o asfaltamento de 80 km da MT-119, a binacional Brasil-Bolívia, que vai facilitar a exportação pelo Pacífico por Chile e Peru. O Congresso quer acompanhar. O senador Wellington Fagundes (PL-MT) propôs que as comissões de Relações Exteriores e de Infraestrutura visitem as cidades Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) e San Ignácio, na Bolívia.
O deputado Luiz Philippe Bragança (PL-SP) quer debater, na Comissão de Relações Exteriores, o bloqueio do X no Brasil com representantes da Câmara dos Estados Unidos. Especificamente com Chris Smith, presidente do Subcomitê de Direitos Humanos, e María Elvira Salazar, presidente do Subcomitê do Hemisfério Ocidental.
#Messer Gases é certificada GPTW pela 7ª vez e conquista a Great People Mental Health. #Roda Viva recebe a presidente do TSE dia 30. #TIM é a marca mais comentada no Rock in Rio 2024. #IBMEC e Instituto Yduqs apoiam a ArtRio 2024. #Encontro Lixo Zero 2024 divulga programação. #Imeri fortalece área de distribuição e quer triplicar projetos em 12 meses.
Leia também
‘Ilha da Tentação’; novo reality de traição estreia no Prime Vídeo e coloca relacionamentos à prova
VINGANÇA! Homem é preso por matar assassino da esposa
BOMBA! Andressa Urach revela se já fez sexo com o próprio filho
São Paulo terá segundo turno entre os candidatos Ricardo Nunes e Guilherme Boulos
Quem é a 'cinquentona' do OnlyFans que faz sucesso só gravando pornô com mulheres?
São Paulo terá segundo turno entre os candidatos Ricardo Nunes e Guilherme Boulos
Brasil é hexa campeão na Copa do Mundo de Futsal
Mulher cai em buraco escondido por santinhos no interior de São Paulo
Homem é baleado em São Carlos; polícia já está com o suspeito
Marçal tem nova conta no Instagram derrubada em menos de 5 horas